sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PORTIFOLIO ACRE: Municípios do Acre


































  • RIO BRANCO

    O município de Rio Branco tem um endereço de email e um website.
    Presença de reserva natural e atividades no município.
    Município de Rio Branco de -350 000 habitantes.
  • CRUZEIRO DO SUL

    O município de Cruzeiro do Sul tem um endereço de email.
    Cruzeiro do Sul faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Cruzeiro do Sul de -100 000 habitantes.
  • SENA MADUREIRA

    O município de Sena Madureira tem um endereço de email.
    Sena Madureira faz parte do Parque Estadual Chandless.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Sena Madureira de -40 000 habitantes.
  • TARAUACÁ

    O município de Tarauacá pode ser contatado por telefone.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Tarauacá de -40 000 habitantes.
  • FEIJÓ

    O município de Feijó tem um endereço de email.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Feijó de -40 000 habitantes.

  • BRASILÉIA

    O município de Brasiléia tem um endereço de email.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Brasiléia de -30 000 habitantes.
  • SENADOR GUIOMARD

    O município de Senador Guiomard tem um endereço de email.
    Município de Senador Guiomard de -30 000 habitantes.
  • PLÁCIDO DE CASTRO

    O município de Plácido de Castro tem um endereço de email.
    Município de Plácido de Castro de -20 000 habitantes.
  • XAPURI

    O município de Xapuri tem um endereço de email.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Xapuri de -20 000 habitantes.
  • MÂNCIO LIMA

    O município de Mâncio Lima tem um endereço de email.
    Mâncio Lima faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.
    Município de Mâncio Lima de -20 000 habitantes.
  • EPITACIOLÂNDIA

    O município de Epitaciolândia tem um endereço de email.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Epitaciolândia de -20 000 habitantes.
  • PORTO ACRE

    O município de Porto Acre tem um endereço de email.
    Município de Porto Acre de -15 000 habitantes.
  • RODRIGUES ALVES

    O município de Rodrigues Alves tem um endereço de email.
    Rodrigues Alves faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.
    Município de Rodrigues Alves de -15 000 habitantes.
  • MARECHAL THAUMATURGO

    O município de Marechal Thaumaturgo tem um endereço de email.
    Marechal Thaumaturgo faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.
    Presença de reserva natural no município.
    Município de Marechal Thaumaturgo de -15 000 habitantes.
  • ACRELÂNDIA

    O município de Acrelândia tem um endereço de email e um website.
    Município de Acrelândia de -15 000 habitantes.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ENTENDA: Sisu x Prouni x Fies

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.
Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.
Próximas edições do Sisu em 2016
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015.

O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior.

A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas e, para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas.

Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas o ministro Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.


Fonte: G1.com



PROUNI 2016: Entenda o ProUni passo a passo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O ProUni do primeiro semestre será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 19 e 22 de janeiro.

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Não pode ter tirado nota zero na redação.

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.
Para fazer inscrição: As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 19 e 22 de janeiro, apenas pelo site do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2015 e a senha cadastrada no site do Enem.
Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2013.

Nota de corte: Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.

Vestibular: O candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.
Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Tipos de bolsas: O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:

- ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
- ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
- ser portador de deficiência física;
- ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Calendário: Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período para efetuarem as matrículas nas faculdades que conseguiram bolsa.
Veja as principais datas:
- De 18 a 22/01: estudantes devem usar o site do ProUni para se inscrever no programa.
- 25/01: será divulgada a primeira lista dos candidatos pré-selecionados A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 25 de janeiro a 1/02.
- 12/02: será divulgada a segunda lista dos candidatos pré-selecionados no ProUni. A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada de 12 a 18/02.
Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.
Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.


PORTIFÓLIO ACRE: Como avaliar competências com portfólio?

O portfólio é uma das formas de avaliação que melhor permite avaliar competências. Como
se afirmou atrás, o portfólio serve para avaliar um processo que se desenrola a médio/longo
prazo, no decorrer do qual se vai recolhendo diversas e diferentes produções do aluno, das quais se vai fazendo a avaliação formativa, dando feedback ao aluno sobre as suas realizações, permitindo-lhe assim ir desenvolvendo a(s) competência(s) visada(s). 

Desta forma, o portfólio permite avaliar o processo e os produtos. Isto é importante porque, por um lado, qualquer competência precisa de tempo para se desenvolver e, por outro, pode sempre vir a ser mais desenvolvida. O uso do portfólio serve também para tornar isso evidente. 
 
Assim, os produtos recolhidos evidenciarão o nível de desempenho do aluno, em momentos
diferentes do processo. As produções do aluno, além de diversas, devem ser também diferentes.
 
Como no exemplo referido atrás, da ‘produção textual’, primeiro pode pedir-se ao aluno um
exercício de descrição de uma figura e, posteriormente, que escreva uma história a partir da
figura. A resolução desse problema, por parte do aluno, vai implicá-lo mais e totalmente. O
desafio não consiste já só em formular um conjunto de frases que traduza a sua percepção de
uma determinada figura, para o qual ele vai mobilizar o seu conhecimento da estrutura e do
funcionamento da língua, mas mobilizará também a sua imaginação, a sua afetividade, etc.

Dependendo do envolvimento do aluno na elaboração da sua narrativa, este realizará um
produto onde se pode verificar não apenas o seu conhecimento da estrutura e do funcionamento da língua, mas também a sua criatividade, a sua dimensão afetiva, os seus pensamento mais profundos, etc. Por outro lado, o envolvimento do aluno na execução da tarefa pode mesmo levá-lo a expandir o seu conhecimento da língua, nomeadamente vocabulário, figuras de estilo, etc. que ainda não possuía, para poder exprimir pensamento e sentimentos inerentes ao seu relato da história
.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

PORTIFOLIOACRE: Técnico em Segurança do Trabalho


Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho volta-se à formação de profissionais ecléticos que, além de necessitar conhecer normas técnicas, procedimentos de segurança e questões envolvendo saúde e higiene, são elementos fundamentais na composição da equipe de trabalho, pois funcionam como ligação entre trabalhadores, engenheiros, médicos e dirigentes de empresas. 
  
O que é a Segurança do Trabalho?
 
A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

 Entre os fatores de risco que provocam acidentes do trabalho, destacam-se:

Eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas manuais, contato com agentes biológicos, dentre outros.