Os conhecimentos disciplinares e curriculares devem ser
dominados e mediados por professores e professoras, visando a propiciar uma
aprendizagem mais segura para alunos e alunas. Muitos profissionais, além de
não compartilharem da discussão, elaboração e escolha desses conteúdos, são
incapazes de reelaborá-los conforme as suas próprias necessidades e as de seus
alunos e alunas, tornando a prática pedagógica acrítica, histórica e estática,
carente de significados para educandos e educadores, representando, assim, o
que Paulo Freire denominou de:
Escolha uma:
a.
“Educação especial”.
b.
“Educação básica”.
c.
“Educação informal”.
d.
“Educação bancária”.
Muitos
profissionais, além de não compartilharem da discussão, elaboração e escolha
desses conteúdos, são incapazes de reelaborá-los conforme as suas próprias
necessidades e as de seus alunos e alunas, tornando a prática pedagógica
acrítica, a histórica e estática, carente de significados para educandos e
educadores, representando, assim, o que Paulo Freire denominou de “educação
bancária”, que só reproduz um saber cristalizado. Sua elaboração é vista como
um retalho de conteúdos considerados próprios a cada ciclo ou série,
especialmente por meio do livro didático, que traz ao professor o melhor modo
de repassá-lo, valorizando a memorização e a soma de conhecimentos.
e.
“Educação formal”.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “Educação bancária”..
Texto da questão
A legislação existente representa as conquistas da
sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No
entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo
assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em:
Escolha uma:
a.
Direito judiciário;
b.
Direito restritivo;
c.
Direito inalienável;
d.
Direito social;
e.
Direito humano;
Conteúdo:
Educação infantil na LDB. A legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em direito humano, em condição de existência. Antes da LDB n. 9.394/96, a Constituição Federal havia definido a Educação Infantil como sendo responsabilidade dos municípios, assim como a obrigatoriedade de aplicar 25% dos orçamentos em educação. Entretanto, não houve definições claras entre dependência administrativa e o financiamento dos níveis de ensino entre União, estados e municípios, gerando o que ficou conhecido como competências concorrentes. Página 39.
Educação infantil na LDB. A legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em direito humano, em condição de existência. Antes da LDB n. 9.394/96, a Constituição Federal havia definido a Educação Infantil como sendo responsabilidade dos municípios, assim como a obrigatoriedade de aplicar 25% dos orçamentos em educação. Entretanto, não houve definições claras entre dependência administrativa e o financiamento dos níveis de ensino entre União, estados e municípios, gerando o que ficou conhecido como competências concorrentes. Página 39.
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A resposta correta é: Direito humano;.
Texto da questão
A nova sociologia da educação busca discutir os
aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades
sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder
político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior
da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo”
(1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e
o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou:
Escolha uma:
a.
a teoria e a crítica do currículo, com relação à sua origem sociológica;
b.
com estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das
instituições de Educação Infantil;
c.
a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e
reproduzem a desigualdade social;
Conteúdo:
História e teoria do currículo. A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social. Página 13.
História e teoria do currículo. A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social. Página 13.
d.
a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento;
e.
o modelo de interpretação que concebe o currículo como algo construído no
cruzamento de influências e campos de atividades diferenciadas e
inter-relacionadas, permitindo analisar o curso de objetivação e concretização
do currículo em vários níveis, assinalando suas múltiplas transformações;
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A resposta correta é: a noção de currículo oculto,
buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade
social;.
Texto da questão
Dentro das questões relativas ao currículo, podemos
inserir na discussão o poder, que, a partir das análises pós-estruturalistas
inspiradas em Foucault, é concebido como descentralizado, horizontal e difuso.
Utiliza-se essa definição, porque é a mais próxima das teorias que dão suporte
à compreensão do currículo como um elemento no espaço escolar que não está
isento das lutas que envolvem o poder nos mais diversos tempos e espaços.
Partindo dessa premissa, ou seja, de que o currículo não é simplesmente uma
montagem neutra de conhecimentos, como ele é produzido?
I)Pela vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;
II)Pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;
IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente a prática.
Assinale as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
I)Pela vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;
II)Pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;
IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente a prática.
Assinale as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
Escolha uma:
a.
Alternativas I e III.
b.
Alternativa I.
c.
Apenas a alternativa IV o define.
d.
Alternativas II e III.
e.
Alternativa II.
Conteúdo:
Currículo e cultura. Podemos iniciar nossa relação com o poder e as definições curriculares presentes na escola, partindo dos elementos que culturalmente estruturam e identificam um grupo social. O poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras, pois formas e conteúdos culturais funcionam como elementos distintivos de classe (APPEL, 2000). Página 22.
Currículo e cultura. Podemos iniciar nossa relação com o poder e as definições curriculares presentes na escola, partindo dos elementos que culturalmente estruturam e identificam um grupo social. O poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras, pois formas e conteúdos culturais funcionam como elementos distintivos de classe (APPEL, 2000). Página 22.
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A resposta correta é: Alternativas II e III..
Texto da questão
Estudos críticos do currículo apontam que a seleção
cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse
sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e
neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Dessa forma como o
currículo pode ser entendido?
Escolha uma:
a.
Conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do
planejamento escolar.
b.
Fonte principal de todo trabalho pedagógico, teórico e prático nas escolas de
Ensino Fundamental.
c.
É a mediação entre o que o sujeito ainda não sabe e o que não conseguirá
aprender. O mediador age como um transmissor de conhecimentos a serem apreendidos.
d.
Reprodutor de ideologias, concepções de mundo “não” pertencentes a determinados
grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades
sociais.
e.
Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser
desvinculado da totalidade do social.
Conteúdo:
História e teoria do currículo. Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Desta forma, entende-se que o currículo é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social. Página 14.
História e teoria do currículo. Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Desta forma, entende-se que o currículo é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social. Página 14.
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A resposta correta é: Algo que é culturalmente
determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade
do social..
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