O surgimento do
Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define
políticas e diretrizes:
Escolha uma:
a.
Aconteceu no Brasil após a Independência e o retorno de João VI a Portugal.
b.
Ocorreu na Argentina, após a grande imigração que houve no final do século
XVII.
c.
Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns
reinados reuniram-se e chegaram à conclusão de que este seria o instrumento
ideal para manter o poder e controlar a plebe.
d.
Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do
século XI, na Europa Ocidental.
As
origens do Estado remontam na Europa Ocidental, vinculada à nascente econômica
comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
e.
Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram
a rainha.
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A resposta correta
é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do
século XI, na Europa Ocidental..
Texto da questão
No Artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDBEN n. 9.394/96, especificamente no Titulo V são
descritos os níveis e etapas e modalidades de ensino. Entendendo que há diferença
entre níveis, etapas e modalidades esse documento define que modalidade
compreende:
I.
Educação de jovens e adultos.
II.
Educação profissional.
III.
Educação especial.
Está correto o que
se afirma em:
Escolha uma:
a.
Está correta II apenas.
b.
Estão corretas II e III apenas.
c.
Estão corretas I e II apenas.
d.
Estão corretas I, II e III .
Entende-se
por modalidade a educação de jovens e adultos, educação profissional e educação
especial.
e.
Está correta I apenas.
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A resposta correta
é: Estão corretas I, II e III ..
Texto da questão
Sobre o surgimento
do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que
define políticas e diretrizes, podemos afirmar que o mesmo:
Escolha uma:
a.
Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram
a rainha.
b.
Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns
reinados reuniram-se e chegaram a conclusão de que este seria o instrumento
ideal para manter o poder e controlar a plebe.
c.
Aconteceu no Brasil após a Independência e ao retorno de João VI a Portugal.
d.
Ocorreu na Argentina após a grande imigração que hoje no final do século XVII.
e.
Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do
século XI, na Europa Ocidental.
As
origens do Estado se remontam na Europa Ocidental, vinculada a nascente
econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
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A resposta correta
é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do
século XI, na Europa Ocidental..
Texto da questão
Sobre a
Conferência Mundial de Educação para Todos, que ocorreu em 1990 em Jomtiem,
Tailândia, observe as afirmativas abaixo e marque as corretas.
I - Foi promovida pelo Banco Mundial e pela Unesco.
II - Teve como finalidade orientar as políticas educacionais para os países em desenvolvimento.
III - Visava políticas de expansão da Educação Básica.
Assinale a alternativa correta:
I - Foi promovida pelo Banco Mundial e pela Unesco.
II - Teve como finalidade orientar as políticas educacionais para os países em desenvolvimento.
III - Visava políticas de expansão da Educação Básica.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Está correta somente a afirmativa II.
b.
Está correta somente a afirmativa III.
c.
Está correta somente a afirmativa I.
d.
Nenhuma das afirmativas.
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Segundo
Abreu (2008, p. 35) a Conferência de Educação para Todos promovida pela Unesco
e Banco Mundial que aconteceu em 1990 na Tailândia, estabeleceria bases para o
desenvolvimento de políticas para a expansão da educação básica nos países em
desenvolvimento e reconheceria a centralidade na educação, identificando-a como
matéria-prima do sistema produtivo para desenvolvimento econômico.
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A resposta correta
é: Todas as alternativas estão corretas..
Texto da questão
Com a ausência de
professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas
financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No
entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto
(2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o
território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do
que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
Escolha uma:
a.
A Lei do subsídio literário era a taxa cobrada apenas pelos escravos
(considerados produtos na época)
b.
Lei do Subsídio Literário era uma taxa cobrada com o objetivo de controlar a
comercialização dos produtos no Brasil.
c.
Essa Lei previa o pagamento de tributos sobre todos os produtos que fossem
comercializados nos territórios brasileiros e seu objetivo era evitar a
sonegação de impostos secundários.
d.
A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas
de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino
primário.
De
acordo com estudado no livro Políticas Públicas e Legislação Educacional, no
capítulo 7, página 89, a Lei do Subsídio Literário previa a cobrança de um
tributo sobre a carne e a aguardente, proveniente da cana-de-açúcar para
manutenção do ensino primário.
e.
Lei do Subsídio Literário era a taxa cobrada pelos escravos, açúcar, metais
preciosos e charque, com o objetivo de suprir a educação secundária.
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A resposta correta
é: A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as
vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o
ensino primário..
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