segunda-feira, 8 de agosto de 2016

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICO DA EDUCAÇÃO

Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto “mim” do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987). [...]
 
FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998. (p. 269)
 
Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa caracteriza-se como...
A
Behaviorista.
B
Não diretivo.
Você acertou!
“O MÉTODO NÃO DIRETIVO, Ou CENTRADO NO CLIENTE, desenvolvido por Rogers, defende uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, e o cliente é visto como uma pessoa, capaz de compreender a si próprio e o mundo.” (p. 162)
C
Esquizo-análise.
D
Sócio-histórico.
E
Cognitivista.

Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a auto-atualização [...]
 
BOAINAIN JR., Elias. Tornar-se transpessoal. São Paulo: Summus, 1999. (p. 93-94)
 
Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
A
É o significado que o ser humano dá aos signos e as ideias que expressas por estas proposições.
B
É a relação entre os contextos sociocultural, biológico na constituição afetiva do indivíduo.
C
É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
“Nessa perspectiva, a criança que recebe essa estima positiva da mãe desenvolve uma espécie de autoestima, denominada, por Rogers, de autoatualização: “A autoatualização é o nível mais alto de saúde psicológica, e é alcançado por meio de um processo que Rogers denominou de funcionamento pleno” (Schultz; Schultz, 1992, p. 398).” (p. 163)
D
É caracterizado como o encontro das condições genéticas e as condições de existência cotidiana.
E
É a relação entre estimulos recebidos e respostas dadas por um indivíduo em busca de autoconhecimento.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Wallon no propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon.
 
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 71)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e livro base da disciplina, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
A
Biológicos.
B
Genéticos.
C
Educacionais.
D
Sociais.
Você acertou!
“Isso nos mostra que a teoria walloniana aponta para duas ordens de fatores: os FATORES ORGÂNICOS e os FATORES SOCIAIS que, juntos, constituirão as condições em que se inserem as atividades de cada estágio proposto. [...].” (p. 113)
E
Intelectuais.

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

Piaget (1951) conta que sua filha viu um colega ter um ataque de mau humor, bater os pés e gritar. No dia seguinte, a filha de Piaget parou no meio de seu quadrado, bateu os pés e gritou. Suas ações sugeriam que ela estava experimentando um novo comportamento. Com base nisso, e em outras observações, Piaget concluiu que, sem um meio simbólico de aprender e a capacidade de recordar, sua filha não poderia ter imitado o ataque de mau humor que vira no dia anterior. Este tipo de imitação é chamado de retardada. Imitação retardada é a capacidade de produzir uma ação depois de tê-la observado em uma ocasião anterior. A base para a imitação retardada é construída no estágio sensório- motor. [...]
 BERNS, Roberta M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Loyola, 2002. (p. 341)

Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:

I – ( ) O estágio sensório-motor se inicia por volta dos 2 anos da criança, sendo a linguagem a grande conquista intelectual desse estágio.

II – ( ) A criança deixa de ver o mundo pela matiz da percepção e passa a fazê-lo pelo uso da razão durante o estágio sensório motor.

III – ( ) O estágio sensório-motor é decisivo no desenvolvimento infantil, na medida em que é a base do universo prático que cerca a criança.

Agora marque a sequência correta:
A
F – F – V.
A afirmativa I é Falsa, uma vez que o estágio que inicia ao 2 anos chama-se pré-operatório: “Estágio pré-operatório(dos 2 aos 7 anos, aproximadamente) - Nessa etapa do desenvolvimento da criança, as mudanças de conduta são profundas, tanto as intelectuais quanto as afetivas. Por meio da LINGUAGEM, que é a grande conquista do estágio, a criança torna-se capaz de retomar o passado e “antecipar o futuro”, ou seja, ela é capaz de ‘reconstituir suas ações passadas sob a forma de narrativas, de antecipar suas ações futuras pela representação verbal’ (Piaget, 2004, p. 24).” (p. 66).
Do mesmo modo é Falsa a afirmativa II, já que refere-se ao estágio operacional concreto: “Além das noções de causalidade, a criança elabora também as noções de CONSERVAÇÃO (três elementos continuam sendo três, independentemente de modificações em sua disposição), “como esquemas gerais de pensamento, e não mais, simplesmente, como esquemas de ação ou intuição” (Piaget, 2004, p. 47), que diferenciam profundamente o pensamento do estágio anterior, aos 7 anos, do estágio operacional concreto.
Dessa forma, a realidade deixa de ser pensada com base na percepção e passa a ser regida pela razão. Isso significa que a criança se dá conta, agora no pensamento, daquilo que já dominava no nível da ação.” (p. 69).
Somente a afirmativa III é Verdadeira, pois: “Estágio sensório-motor (de O a 2 anos, aproximadamente) - Este período inicia-se com o nascimento. No começo da vida mental do recém-nascido, são apenas os reflexos sensório-motores hereditários e instintivos que possuem a ftinção de satisfazer o impulso básico de nutrição. Em seguida, os reflexos de sucção vão se aperfeiçoando e tornando-se mais complexos “por integração nos hábitos e percepções organizados, constituindo o ponto de partida de novas condutas, adquiridas com ajuda da experiência” (Piaget, 2004, p. 18). Esta pode parecer uma fase sem muita importância para o desenvolvimento da criança, mas, ao contrário, é um estágio marcado por extraordinárias transformações mentais e, por conseguinte, o progresso da inteligência dá passos largos nesse período. Na verdade, pode não parecer, mas essa fase é decisiva para “o curso da evolução psíquica: representa a conquista, através da percepção e dos movimentos, de todo o universo prático que cerca a criança” (Piaget, 2004, p. 17).” (p. 64).
B
F – V – V.
C
V – V – F.
D
V – F – V.
E
F – V – F.

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O psicólogo norte-americano CarI Rogers (1902-1987) nos diz que a aprendizagem significativa pode ocasionar mudanças relevantes no comportamento dos indivíduos. Para Rogers (1988) a aprendizagem é mais do que transmissão de informações ou acumulação de fatos: é uma atividade que provoca mudanças, tanto no comportamento do sujeito, quanto em suas ações e personalidade.
 
SIMÃO NETO, Antônio. Didática e design instrucional. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 22)
 
Com base no conteúdo das aulas e livro base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
 
I – ( ) Um dos livros de grande destaque, no qual Rogers apresenta suas proposições teóricas e sua autobiografia chama-se “Tornar-se pessoa”.
II – ( ) Ao formar-se em Psicolologia, Rogers especializou-se no tratamento clínico de crianças que tinham problemas relacionados à maus tratos.
III – ( ) Além de estudar psicologia, as bases da teoria de Rogers encontram-se também nas aulas do professor Carl Gustav Jung, que Rogers assistiu.
 
Agora marque a sequência correta:
A
F – V – V.
B
V – F – F.
C
V – V – F.
A afirmativa I é VERDADEIRA: “Em uma de suas obras-primas, Tornar-se pessoa, Rogers (1977, p. 15-42) dedica todo um capítulo, intitulado “Este sou eu”, a sintetizar o que denomina de autobiografia psicológica. Ele nos conta um pouco sobre o desenvolvimento da sua filosofia de vida e da sua psicologia profissional, passando pelos seus primeiros anos de vida, sua educação colegial e universitária, até se tornar psicólogo.” (p. 161)
A afirmativa II é VERDADEIRA: “Na Universidade de Columbia, em Nova lorque, Rogers formou-se em Psicologia, especializando-se em problemas infantis (crianças submetidas a abusos e maus-tratos) e, com base em suas experiências, escreveu várias obras, entre elas O tratamento clínico da criança—problema.” (p. 161)
A afirmativa III é FALSA, pois refere-se à Piaget: “Após se graduar, Piaget foi viver em Zurique, onde trabalhou como psicólogo clínico e experimental. Além disso, foi nessa ocasião que passou a assistir às aulas de Cari GustavJung, um famoso psiquiatra suíço conhecido no mundo por sua psicologia analítica.” (p. 58)
D
F – V – F.
E
F – F – V.

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A psicologia da educação em sua origem está totalmente entrelaçada com a história da psicologia científica, com a evolução do pensamento educativo, mediados pela filosofia. Até o final do século XIX, não se pode falar de forma algu. ma em psicologia da educação, mas pode-se, com certeza, destacar explicações psicológicas de natureza filosófica que exerciam influéncia no pensamento educativo.
 
RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In.: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (ogrs.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 18)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e livro basee da disciplina, o termo Psicologia origina-se de duas palavras gregas: psykhé e logos, que  significam, respectivamente...
A
Ciência e conhecimento.
B
Mente e estudo.
Você acertou!
O termo psicologia vem do grego psykhologuía, composto por psykhé (psique, alma, mente) e lógos (palavra, razão, estudo), sendo esta a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais ou, em outras palavras, a ciência que se dedica a estudar tudo o que a pessoa faz, assim como as experiências subjetivas inferidas por meio do comportamento. (p. 44)
C
Humano e comportamento.
D
Psicológico e sistemático.
E
Sociedade e razão.

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido.
 
SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.  (p. 99)
 
Conforme os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
 
A
Interacionista.
B
Behaviorista.
C
Cognitivista.
Você acertou!
“Por ser um dos representantes do COGNITIVISMO (psicologia da cognição ou psicologia cogniti vista), Ausubel realizou suas pesquisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição. Somente para deixar o texto mais claro, antes de iniciar a construção desse capítulo com a própria teoria ausubeliana, dedicaremos alguns parágrafos para esclarecer um pouco mais a teoria cognitivista.” (p. 143)
D
Marxista.
E
Minimalista.

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. [...]
 
MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000. (p. 30)
 
De acordo os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
A
Mapa conceitual.
Você acertou!
“Outra forma de organizar esse tipo de ensino é utilizando-se do que Ausubel denomina de mapas conceituais. Assim, na teoria desse psicólogo, os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos, ou seja, os MAPAS CONCEITUAIS “podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina” (Moreira; Masini, 1982, p.45).” (p. 147)
B
Construtivismo.
C
Aprendizado significativo.
D
Substantivismo.
E
Reconciliação integrativa.

Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O último estágio de desenvolvimento mental, na teoria de Piaget, é o operatório-formal e apresenta como principal característica a distinção entre o real e o possível. Ao contrário do pensamento operatório-concreto, o lógico-formal, liberado das limitações impostas pelo mundo concreto, consegue operar com todos os possíveis, mesmo que isto contrarie o empírico, O adolescente é capaz de pensar em termos abstratos, de formular hipóteses e testá-las sistematicamente, independentemente da verdade factual. Nesse período, os esquemas de raciocínio, antes indutivos, sofrem importante evolução, manifestada na incorporação do modelo hipotético-dedutivo.
 
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotsky: a relevância do social. 5 ed. São Paulo: Summus, 2001. (p. 28-29)
 
Com base no conteúdo das aulas e livro basee da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
 
I – ( ) Na fase operacional formal o indivíduo consegue, na tentativa de solucionar problemas, desenvolver também conclusões hipotéticas, além das conclusões lógicas.
II – ( ) A fase operacional formal do desenvolvimento é a última, ou seja, a partir dessa fase existem ainda poucas possibilidades para o desenvolvimento intelectual.
III – ( ) Uma das características que marca a fase operacional formal do desenvolvimento humanos é o que Piaget chama de pensamento hipotético-dedutivo.
 
Agora assinale a sequência correta:
A
F – V – F.
B
V – F – V.
Você acertou!
A asserção I é Verdadeira, pois, “Com base nesse exemplo percebemos claramente que a criança consegue abstrair soluções lógicas e conclusões hipotéticas para os problemas. Ela agora não pensa apenas sobre o mundo real, mas sobre o possível.” (p. 71).
Também a asserção III é Verdadeira: “Contudo, ao contrário do que podemos pensar, ao iniciar o período lógico-formal, marcado pelo início da adolescência, um novo salto de qualidade acontece no desenvolvimento cognitivo do sujeito. Nesse período, surgem operações diferentes de todas as outras — estamos nos referindo à capacidade de PENSAMENTO ABSTRATO, ou pensamento ‘hipotético-dedutivo’.” (p. 70).
Já a asserção II é Falsa, uma vez que “Dessa forma, depois dos 11 ou 12 anos, na adolescência e até a vida adulta, o pensamento abstrato se torna possível e vai se desenvolvendo, “É importante salientarmos que o desenvolvimento da inteligência humana não para aqui, ou seja, não fica estagnado, já que continuamos a aprender até o último dia de nossas vidas.” (p. 71).
C
F – F – V.
D
V – V – F.
E
V – F – F.

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Grécia Antiga deu uma contribuição fundamental para a história da educação. Os gregos, ao longo dos séculos que culminaram com o auge de suas sociedades, elaboraram um projeto de formação que visava a “construção do Homem em todas as suas dimensões. A partir desse Homem seria possível lançar as bases de uma nova civilização. A este ideal deu-se o nome de “paidéia”. A paidéia grega pretendia mais que educar, visava formar os Homens. Formar era, acima de tudo, dar forma a um novo ser espiritual. [...] 

BRAGA, Marco. A nova paidéia: ciência e educação na construção da modernidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2000. (p. 36)
No que diz respeito à Paidéia, leia as afirmativas a seguir assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as afirmativas falsas I – ( ) O centro dos estudos propostos pela Paideia era uma parte do curso, chamado studia humanitatis.II – ( ) O advento da fé, durante a Antiguidade Clássica, foi a base de todo a educação na Paidéia.III – ( ) A Paideia visava a formação dos homens gregos por meio do contato com a cultura que os circundava. Agora assinale a sequência correta:
A
F – V – F.
B
F – F – V.
C
V – F – F.
D
V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I e III são Verdadeiras, já que “Surgiu, então, o conceito de paideia, isto é, a formação do homem por meio do contato orgânico com a cultura, “organizada em curso de estudos, com o centro dedicado aos siudia humanitatis, que amadurece por intermédio da reflexão estética e filosófica e encontra na pedagogia — na teorização da educação subtraída à influência única do costume — seu próprio guia” (Cambi, 1999, p. 49, grifo do original). (p. 34-35).
A Afirmativa II é Falsa, pois, “Na IDADE MÉDIA, com o advento da fé subjugando a razão, houve também uma modificação dapaideia grega, que “organiza-se agora em sentido religioso, transcendente, teológico, ancorando-se nos saberes da fé e no modelo da pessoa do Cristo, sofredora, mas profética” (Cambi, 1999, p. 38), e não mais no espírito crítico, investigativo, lógico e racional da Antiguidade.” (p. 38)
E
F – V – V.

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