segunda-feira, 8 de abril de 2019

HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Prof. Nascimento M.

Na República Velha houve um aumento significativo de mulheres procurando ser professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento”.
ALMEIDA, J. S. de. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar em Revista, Curitiba, n. 35, 2009.
Na perspectiva do texto acima, analise as seguintes asserções:
A função da mulher como professora era bem aceita pela sociedade.
PORQUE
A função de professora muito se assemelhava à de mãe. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

A Constituição de 1988 refletia o desejo de romper com as amarras do militarismo e promover a plena cidadania, porém, os laços com o passado político conservador eram muito fortes. Com a tentativa de ser a mais democrática possível, a lei apresentou importantes aspectos no tocante à educação.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido – Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I – Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II – Na concepção freireana o professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III – Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de Jacques Delore (1998), faz uma reflexão sobre a educação do futuro. O autor aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( ) Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( ) Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto. Administrar conflitos. Participar de projetos comuns.
( ) Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a aprender.
( ) Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico, entre outros fatores.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

“Para o Construtivismo, o saber, como o próprio nome diz, é construído pelo aluno mediante formulação de hipóteses e a resolução do problema. O aluno socializa-se, busca, investiga e a “socialização da criança é ao mesmo tempo o processo de sua individualização, de formação de sua personalidade” (ARIAS; YERA, 1996, p. 11)”, (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Considerando este contexto sobre o Construtivismo, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
(    )Nesta perspectiva, o papel do professor é de transmitir o conhecimento.
(  )No Construtivismo a avaliação é construída ao longo das aulas, por isso as provas não fazem parte de sua proposta inicial.
(  )Nesta perspectiva a prova tem um peso maior do que as aplicadas na Escola Tradicional.
(  )No Construtivismo a avaliação deve ser realizada por uma pessoa de fora do cotidiano de sala de aula (uma coordenadora, por exemplo, como já acontecia na Escola Tradicional).
(   )Nesta perspectiva, o papel do professor não é de transmitir o conhecimento, mas estimular o aluno a ir em busca de sua autonomia intelectual. Ele é um “instigador”.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário