terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PORTIFÓLIO ACRE: Como avaliar competências com portfólio?

O portfólio é uma das formas de avaliação que melhor permite avaliar competências. Como
se afirmou atrás, o portfólio serve para avaliar um processo que se desenrola a médio/longo
prazo, no decorrer do qual se vai recolhendo diversas e diferentes produções do aluno, das quais se vai fazendo a avaliação formativa, dando feedback ao aluno sobre as suas realizações, permitindo-lhe assim ir desenvolvendo a(s) competência(s) visada(s). 

Desta forma, o portfólio permite avaliar o processo e os produtos. Isto é importante porque, por um lado, qualquer competência precisa de tempo para se desenvolver e, por outro, pode sempre vir a ser mais desenvolvida. O uso do portfólio serve também para tornar isso evidente. 
 
Assim, os produtos recolhidos evidenciarão o nível de desempenho do aluno, em momentos
diferentes do processo. As produções do aluno, além de diversas, devem ser também diferentes.
 
Como no exemplo referido atrás, da ‘produção textual’, primeiro pode pedir-se ao aluno um
exercício de descrição de uma figura e, posteriormente, que escreva uma história a partir da
figura. A resolução desse problema, por parte do aluno, vai implicá-lo mais e totalmente. O
desafio não consiste já só em formular um conjunto de frases que traduza a sua percepção de
uma determinada figura, para o qual ele vai mobilizar o seu conhecimento da estrutura e do
funcionamento da língua, mas mobilizará também a sua imaginação, a sua afetividade, etc.

Dependendo do envolvimento do aluno na elaboração da sua narrativa, este realizará um
produto onde se pode verificar não apenas o seu conhecimento da estrutura e do funcionamento da língua, mas também a sua criatividade, a sua dimensão afetiva, os seus pensamento mais profundos, etc. Por outro lado, o envolvimento do aluno na execução da tarefa pode mesmo levá-lo a expandir o seu conhecimento da língua, nomeadamente vocabulário, figuras de estilo, etc. que ainda não possuía, para poder exprimir pensamento e sentimentos inerentes ao seu relato da história
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário