segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Governo Federal publicou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – edição 2015, incluindo o desempenho de cada escola cujos alunos participaram e não tiveram nenhuma nota zero nos dois dias de prova

Em um primeiro momento, o aumento da nota da Redação do Enem 2015 em relação à edição de 2014 salta aos olhos: há dois anos atrás, a média da prova de produção de texto cujo tema foi “Publicidade Infantil em Questão no Brasil” foi de 491 pontos; por outro lado, a média da mesma prova no ano passado, cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi de 543.
Apesar deste crescimento, temos de ter muita atenção e cuidado ao analisar esses dados. Estudando todos os dados publicados pelo Governo Federal, que podem ser encontrados aqui, podemos notar que, em uma mesma escola, alunos obtiveram desempenhos muito diferentes na redação e que, entre si, as instituições escolares também apresentam diferenças, inclusive diferenças gritantes se compararmos colégios públicos com privados, escolas técnicas, cujo acesso se dá por meio de vestibulinho e escolas municipais e estaduais e também se compararmos colégios privados, já que todas estas instituições atendem a um determinado tipo de alunado, principalmente em relação ao nível socioeconômico.
Além disso, apesar do aumento da média na prova de redação do Enem, nossos alunos concluintes do Ensino Médio, em sua esmagadora maioria, não conseguem produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual e socialmente relevante acima da média, segundo os dados publicados. Isso significa, portanto, que apenas uma minoria dos candidatos que presta o Enem obtém uma nota acima da média na prova de redação.
Anteriormente, já questionamos essa informação e a quantidade de terceiras correções na correção da prova de produção textual, pois os números de redações com notas máximas são muito baixos e os de terceira correção são muito altos, o que pode sinalizar que não há curvas de notas e que os corretores não estão afinados entre si e em relação à grade.

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