quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PRATICAS FORMATIVAS II

Questão 1/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o excerto de texto a seguir:Ao invés de tentar avaliar a habilidade espacial isoladamente, deve-se observar as crianças durante uma atividade de desenho ou enquanto montam ou desmontam objetos. Finalmente, ele propõe a avaliação, ao invés de ser um produto do processo educativo, seja parte do processo educativo, e do currículo, informando a todo momento de que maneira o currículo deve se desenvolver”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html
No que se refere à educação centrada na criança, Gardner levanta dois pontos importantes que sugerem a necessidade da individualização. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
        
        A
        O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão semelhantes uns dos outros, as escolas deveriam, ao 
invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial coletivo. O 
segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Contemporânea um indivíduo podia pretender tomar posse
 de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de todos os campos do
 saber.

        
        B
        O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invés de
 oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial individual. O 
segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de
 todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de um só campo do saber.
Você acertou!

        
        C
        O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam oferecer 
uma educação padronizada, em que o potencial individual não é levado em consideração. O segundo ponto levantado por Gardner é 
igualmente importante: Na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é 
totalmente possível. 

        
        D
        O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas não devem trabalhar o
 potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia 
pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente possível. 

        
        E
        O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão parecidos uns dos outros, as escolas deveriam oferecer uma
 educação padronizada, sem levar em consideração o seu potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente 
importante: Na Idade Contemporânea um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é t
otalmente possível.



Questão 2/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Leia o excerto a seguir,Da mesma forma, os professores passam a entender as inteligências dos alunos e de si mesmos. Sabendo quais alunos possuem uma inteligência interpessoal mais forte, por exemplo, facilitará na criação de oportunidades em que tal habilidade possa ser demonstrada aos demais colegas. É importante lembrar, no entanto, que a teoria das inteligências múltiplas não tem por objetivo fornecer novas formas de categorizar alunos, como fazem os testes de Q.I.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
De que forma as inteligências múltiplas ajudam os alunos aprenderem melhor?
Eles começam a entender o quanto são inteligentes. Na visão de Gardner, o aprendizado é um processo social e psicológico. Quando os alunos começam a entender o equilíbrio entre suas próprias inteligências, passam a:
I - Responsabilizar-se pelo próprio aprendizado;
II – Delegar funções;
III - Valorizar suas características pessoais;
IV – Diminuir sua autoestima;
Assinale as alternativas corretas:
Nota: 10.0
        
        A
        I, IV.

        
        B
        I, II, III, IV.

        
        C
        I, III.
Você acertou!

        
        D
        II, III, IV.

        
        E
        II, IV.



Questão 3/10 - AULA 4 - TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLASMais 2 tipos foram conceituados em Inteligência, um conceito reformulado (Intelligente Reframed), de 1999 — propostos pelo pesquisador da universidade de Harvard no início da década de 80”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
Gardner afirma que todo ser humano possui múltiplos tipos de inteligência. Cada um deles pode ser desenvolvido ou enfraquecido. Em 1983 foram definidos os primeiros sete tipos, posteriormente complementados com mais dois, em 1999. Quais são estas duas inteligências descobertas em 1999?
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
        
        A
        Matemática e Existencialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário