sexta-feira, 12 de abril de 2019

Currículos e Programas. Prof. Nascimento M.


Os conhecimentos disciplinares e curriculares devem ser dominados e mediados por professores e professoras, visando a propiciar uma aprendizagem mais segura para alunos e alunas. Muitos profissionais, além de não compartilharem da discussão, elaboração e escolha desses conteúdos, são incapazes de reelaborá-los conforme as suas próprias necessidades e as de seus alunos e alunas, tornando a prática pedagógica acrítica, histórica e estática, carente de significados para educandos e educadores, representando, assim, o que Paulo Freire denominou de:
Escolha uma:
a. “Educação especial”.
b. “Educação básica”.
c. “Educação informal”.
d. “Educação bancária”.
Muitos profissionais, além de não compartilharem da discussão, elaboração e escolha desses conteúdos, são incapazes de reelaborá-los conforme as suas próprias necessidades e as de seus alunos e alunas, tornando a prática pedagógica acrítica, a histórica e estática, carente de significados para educandos e educadores, representando, assim, o que Paulo Freire denominou de “educação bancária”, que só reproduz um saber cristalizado. Sua elaboração é vista como um retalho de conteúdos considerados próprios a cada ciclo ou série, especialmente por meio do livro didático, que traz ao professor o melhor modo de repassá-lo, valorizando a memorização e a soma de conhecimentos.
e. “Educação formal”.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “Educação bancária”..

Texto da questão
A legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em:
Escolha uma:
a. Direito judiciário;
b. Direito restritivo;
c. Direito inalienável;
d. Direito social;
e. Direito humano;
Conteúdo:
Educação infantil na LDB. A legislação existente representa as conquistas da sociedade no sentido de assegurar os direitos da população infantil. No entanto, garantir os direitos das crianças é responsabilidade social. Sendo assim, a educação das crianças, além de direito social, constitui-se em direito humano, em condição de existência. Antes da LDB n. 9.394/96, a Constituição Federal havia definido a Educação Infantil como sendo responsabilidade dos municípios, assim como a obrigatoriedade de aplicar 25% dos orçamentos em educação. Entretanto, não houve definições claras entre dependência administrativa e o financiamento dos níveis de ensino entre União, estados e municípios, gerando o que ficou conhecido como competências concorrentes. Página 39.
Feedback
A resposta correta é: Direito humano;.
Texto da questão
A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou:
Escolha uma:
a. a teoria e a crítica do currículo, com relação à sua origem sociológica;
b. com estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;
c. a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social;
Conteúdo:
História e teoria do currículo. A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em “Ideologia e Currículo” (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social. Página 13.
d. a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento;
e. o modelo de interpretação que concebe o currículo como algo construído no cruzamento de influências e campos de atividades diferenciadas e inter-relacionadas, permitindo analisar o curso de objetivação e concretização do currículo em vários níveis, assinalando suas múltiplas transformações;
Feedback
A resposta correta é: a noção de currículo oculto, buscando demonstrar como as escolas produzem e reproduzem a desigualdade social;.

Texto da questão
Dentro das questões relativas ao currículo, podemos inserir na discussão o poder, que, a partir das análises pós-estruturalistas inspiradas em Foucault, é concebido como descentralizado, horizontal e difuso. Utiliza-se essa definição, porque é a mais próxima das teorias que dão suporte à compreensão do currículo como um elemento no espaço escolar que não está isento das lutas que envolvem o poder nos mais diversos tempos e espaços. Partindo dessa premissa, ou seja, de que o currículo não é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, como ele é produzido?
I)Pela vontade única de governantes preocupados com a pós-modernidade;
II)Pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo;
III)Pelo poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras;
IV)Currículo é apenas teoria, o que vale é somente a prática.
Assinale as alternativas que definem melhor como o currículo é produzido:
Escolha uma:
a. Alternativas I e III.
b. Alternativa I.
c. Apenas a alternativa IV o define.
d. Alternativas II e III.
e. Alternativa II.
Conteúdo:
Currículo e cultura. Podemos iniciar nossa relação com o poder e as definições curriculares presentes na escola, partindo dos elementos que culturalmente estruturam e identificam um grupo social. O poder como um elemento descentralizado e horizontal aponta para que as escolhas nem sempre sejam elementos de domínio único de professores e professoras, pois formas e conteúdos culturais funcionam como elementos distintivos de classe (APPEL, 2000). Página 22.
Feedback
A resposta correta é: Alternativas II e III..

Texto da questão
Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Dessa forma como o currículo pode ser entendido?
Escolha uma:
a. Conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do planejamento escolar.
b. Fonte principal de todo trabalho pedagógico, teórico e prático nas escolas de Ensino Fundamental.
c. É a mediação entre o que o sujeito ainda não sabe e o que não conseguirá aprender. O mediador age como um transmissor de conhecimentos a serem apreendidos.
d. Reprodutor de ideologias, concepções de mundo “não” pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais.
e. Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social.
Conteúdo:
História e teoria do currículo. Estudos críticos do currículo apontam que a seleção cultural sofre determinações políticas, econômicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a seleção do conhecimento escolar não é um ato desinteressado e neutro, e sim resultado de lutas, conflitos e negociações. Desta forma, entende-se que o currículo é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social. Página 14.
Feedback
A resposta correta é: Algo que é culturalmente determinado, historicamente situado e não pode ser desvinculado da totalidade do social..

terça-feira, 9 de abril de 2019

Políticas Públicas e Legislação Educacional. Professor Nascimento M.


O surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes:
Escolha uma:
a. Aconteceu no Brasil após a Independência e o retorno de João VI a Portugal.
b. Ocorreu na Argentina, após a grande imigração que houve no final do século XVII.
c. Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns reinados reuniram-se e chegaram à conclusão de que este seria o instrumento ideal para manter o poder e controlar a plebe.
d. Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
As origens do Estado remontam na Europa Ocidental, vinculada à nascente econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
e. Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram a rainha.
Feedback
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Texto da questão
No Artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n. 9.394/96, especificamente no Titulo V são descritos os níveis e etapas e modalidades de ensino. Entendendo que há diferença entre níveis, etapas e modalidades esse documento define que modalidade compreende:
I. Educação de jovens e adultos.
II. Educação profissional.
III. Educação especial.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Está correta II apenas.
b. Estão corretas II e III apenas.
c. Estão corretas I e II apenas.
d. Estão corretas I, II e III .
Entende-se por modalidade a educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial.
e. Está correta I apenas.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas I, II e III ..
Texto da questão
Sobre o surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes, podemos afirmar que o mesmo:
Escolha uma:
a. Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram a rainha.
b. Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns reinados reuniram-se e chegaram a conclusão de que este seria o instrumento ideal para manter o poder e controlar a plebe.
c. Aconteceu no Brasil após a Independência e ao retorno de João VI a Portugal.
d. Ocorreu na Argentina após a grande imigração que hoje no final do século XVII.
e. Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
As origens do Estado se remontam na Europa Ocidental, vinculada a nascente econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
Feedback
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Texto da questão
Sobre a Conferência Mundial de Educação para Todos, que ocorreu em 1990 em Jomtiem, Tailândia, observe as afirmativas abaixo e marque as corretas.
I - Foi promovida pelo Banco Mundial e pela Unesco.
II - Teve como finalidade orientar as políticas educacionais para os países em desenvolvimento.
III - Visava políticas de expansão da Educação Básica.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Está correta somente a afirmativa II.
b. Está correta somente a afirmativa III.
c. Está correta somente a afirmativa I.
d. Nenhuma das afirmativas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Segundo Abreu (2008, p. 35) a Conferência de Educação para Todos promovida pela Unesco e Banco Mundial que aconteceu em 1990 na Tailândia, estabeleceria bases para o desenvolvimento de políticas para a expansão da educação básica nos países em desenvolvimento e reconheceria a centralidade na educação, identificando-a como matéria-prima do sistema produtivo para desenvolvimento econômico.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Texto da questão
Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
Escolha uma:
a. A Lei do subsídio literário era a taxa cobrada apenas pelos escravos (considerados produtos na época)
b. Lei do Subsídio Literário era uma taxa cobrada com o objetivo de controlar a comercialização dos produtos no Brasil.
c. Essa Lei previa o pagamento de tributos sobre todos os produtos que fossem comercializados nos territórios brasileiros e seu objetivo era evitar a sonegação de impostos secundários.
d. A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário.
De acordo com estudado no livro Políticas Públicas e Legislação Educacional, no capítulo 7, página 89, a Lei do Subsídio Literário previa a cobrança de um tributo sobre a carne e a aguardente, proveniente da cana-de-açúcar para manutenção do ensino primário.
e. Lei do Subsídio Literário era a taxa cobrada pelos escravos, açúcar, metais preciosos e charque, com o objetivo de suprir a educação secundária.
Feedback
A resposta correta é: A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário..

segunda-feira, 8 de abril de 2019

HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Prof. Nascimento M.

Na República Velha houve um aumento significativo de mulheres procurando ser professoras de escolas primárias. Elas procuravam as escolas normais para “obter conhecimentos, preparo para a vida no lar e também ter uma profissão que lhes permitisse sobreviver com seu próprio rendimento”.
ALMEIDA, J. S. de. Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930). Educar em Revista, Curitiba, n. 35, 2009.
Na perspectiva do texto acima, analise as seguintes asserções:
A função da mulher como professora era bem aceita pela sociedade.
PORQUE
A função de professora muito se assemelhava à de mãe. As professoras seriam mais afáveis e protetoras no desempenho desse papel.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

A Constituição de 1988 refletia o desejo de romper com as amarras do militarismo e promover a plena cidadania, porém, os laços com o passado político conservador eram muito fortes. Com a tentativa de ser a mais democrática possível, a lei apresentou importantes aspectos no tocante à educação.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido – Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I – Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II – Na concepção freireana o professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III – Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de Jacques Delore (1998), faz uma reflexão sobre a educação do futuro. O autor aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( ) Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( ) Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto. Administrar conflitos. Participar de projetos comuns.
( ) Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a aprender.
( ) Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico, entre outros fatores.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback

Texto da questão

“Para o Construtivismo, o saber, como o próprio nome diz, é construído pelo aluno mediante formulação de hipóteses e a resolução do problema. O aluno socializa-se, busca, investiga e a “socialização da criança é ao mesmo tempo o processo de sua individualização, de formação de sua personalidade” (ARIAS; YERA, 1996, p. 11)”, (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Considerando este contexto sobre o Construtivismo, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
(    )Nesta perspectiva, o papel do professor é de transmitir o conhecimento.
(  )No Construtivismo a avaliação é construída ao longo das aulas, por isso as provas não fazem parte de sua proposta inicial.
(  )Nesta perspectiva a prova tem um peso maior do que as aplicadas na Escola Tradicional.
(  )No Construtivismo a avaliação deve ser realizada por uma pessoa de fora do cotidiano de sala de aula (uma coordenadora, por exemplo, como já acontecia na Escola Tradicional).
(   )Nesta perspectiva, o papel do professor não é de transmitir o conhecimento, mas estimular o aluno a ir em busca de sua autonomia intelectual. Ele é um “instigador”.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:

Feedback