terça-feira, 8 de março de 2016

PROVA INTERDISCIPLIBNAR II

DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma prática pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações estabelecidas entre conteúdo e as formas adequadas para o ensino e aprendizagem, na perspectiva emancipatória de todos os sujeitos. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:

São corretas as afirmativas:

I. Professor e o Educador Infantil são os mediadores do processo para a apropriação do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento.

II. Aprendizagem se dá pela mediação do adulto, da criança mais experiente, sendo o conhecimento elemento essencial para o processo de aprendizagem, e a organização do espaço ocorre de acordo com o que se pretende ensinar;

III. O desenvolvimento não está relacionada com a aprendizagem, portanto, o ensino não é planejado ou intencional, ensinar e aprender são processos dicotômicos.

IV. O Brincar como atividade principal, o lúdico planejado intencionalmente, como forma de apreender o real.

São corretas as afirmativas:
A
I, II e III, apenas.
B I, III e IV, apenas.
C I e III, apenas.
D I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Alternativa I é verdadeira: Professor e Educador Infantil como mediadores do processo para a apropriação do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento.
Alternativa II é verdadeira: Aprendizagem se dá pela mediação do adulto, da criança mais experiente, sendo o conhecimento elemento essencial para o processo de aprendizagem, e a organização do espaço ocorre de acordo com o que se pretende ensinar;
Alternativa III é falsa: O desenvolvimento ocorre em função da aprendizagem, portanto, o ensino planejado intencional, é essencial. Ensinar e aprender são processos interdependentes. O desenvolvimento não é linear, nem ocorre em fases, mas sim em níveis de desenvolvimento;
Alternativa IV é verdadeira: Brincar como atividade principal, o lúdico planejado intencionalmente, como forma de apreender o real;
E I e II, apenas.
Questão 5/10
Leia a citação a seguir:

Se o brincar é social, a criança não brinca sozinha, ela tem um brinquedo, um ambiente, uma história, um colega, um professor que media essa relação e que faz do brincar algo criativo e estimulante, ou seja, a forma como o brincar é mediado pelo contexto da escola é importante para que seja de qualidade e realmente ofereça a oportunidade de diferentes aprendizagens para a criança.

De acordo com os conteúdos abordados na videoaula da prática formativa e texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, a metodologia fundamentada na concepção da Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico Crítica, pressupõe uma prática pedagógica intencional e planejada, decorrente das relações estabelecidas entre conteúdo e as formas adequadas para o ensino e aprendizagem, na perspectiva emancipatória de todos os sujeitos. Nessa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos conteúdos, sendo eles:

Marque a afirmativa correta que contempla a sequência correta:
A Prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
Você acertou!
Nessa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos conteúdos, sendo eles: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
B Problematização, prática social inicial, instrumentalização, catarse e prática social final.
C Instrumentalização, prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
D Instrumentalização, catarse, prática social inicial, problematização, e prática social final.
E Prática social final, prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

[...] para existir a escola não basta a existência do saber sistematizado. É necessário viabilizar as condições de sua transmissão e assimilação. Isso implica dosá-lo e sequenciá-lo de modo que a criança passe gradativamente do seu não domínio ao seu domínio, [...] trata-se da organização dos meios (conteúdos, espaço, tempo e procedimentos) através dos quais, progressivamente, cada indivíduo singular, realize, na forma de segunda natureza, a humanidade produzida historicamente”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítico: Primeiras aproximações. 7 ed. rev. Campinas: SP, 2005.

De acordo com os conteúdos abordados na videoaula da prática formativa e no texto-base O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL E ORGANIZATIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO referentes a Concepção Histórico-critico essa concepção destaca-se o método apontado por Saviani para a exploração dos conteúdos, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:

1. Prática social inicial

2. Problematização

3. Instrumentalização

4. Catarse

5. Prática social final

( ) Demonstra o que realmente a criança aprendeu, manifestando mudanças em seu comportamento em relação ao(s) conteúdo(s).

( ) Representa o momento do processo pedagógico em que a prática social é posta em questão, analisada, interrogada, levando em consideração o conteúdo a ser trabalhado e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento.

( ) Significa conhecer a experiência de cada criança, as vivências e experiências que já possuem sobre o conteúdo. Geralmente é um conhecimento de senso comum, empírico, sincrético.

( ) É a parte dos encaminhamentos onde o Professor ou Educador(a) Infantil aborda o conteúdo com fundamentação científica, organizado, sequenciado, exemplificado, e, na educação Infantil primando pelo brincar como forma organizativa para a exploração do(s) conteúdo(s).

( ) É o momento em que a criança manifesta um entendimento do conteúdo. Ele

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