quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Conceito de Geografia Política

Conceito de Geografia Política

Geografia-PoliticaA Geografia Política é uma subdisciplina da Geografia Humana, é a ciência que trata de estudar tanto a distribuição como a organização do planeta, levando em conta as diferentes posturas políticas que detém e já recebeu. Os diversos eventos políticos acontecem no mundo assim como a influência que o meio físico exerce na evolução política. São dois temas fundamentais que captam quase exclusivamente a atenção da Geografia Política.

Para tornar mais acessível à análise dos fenômenos do que o estudo, a Geografia Política foi dividida em três níveis; o estado assume o lugar do eixo central das investigações, enquanto isso, acima do estado aparece as relações internacionais, que implicam não só em estudar as relações geoestratégicas e geoeconômicas que se iniciam entre as nações, mas também sua construção na realidade física e, finalmente, abaixo do estado encontramos a geografia política das populações, que estabelece o estudo dos processos, conflitos e estratégias que surgem dentro e entre as diversas comunidades locais.

O nascimento desta disciplina está intimamente relacionado à Geografia Humana. Vale ressaltar que os trabalhos impulsionados pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, no século XIX, foram fundamentais, pois ele chegou à conclusão que a evolução cultural de uma nação está vinculada diretamente com sua expansão territorial.

Em relação a seus métodos de investigação não se diferenciam muito dos usados desde o início: a observação, a classificação, a marcação do mapeamento descritivo. Porque o mapa até os dias de hoje é uma ferramenta fundamental, pois tudo o que eles refletem são a expressão dos diferentes processos políticos.

Por outro lado, também é comum que os geógrafos empreguem procedimentos de outras ciências como a Sociologia e a Psicologia. É assim que as entrevistas e as pesquisas são métodos muito utilizados. E também as ferramentas informáticas como o Sistema de Informação Geográfica na qual se armazena grande quantidade de informação com referência espacial, também gozam de uma especial participação na investigação da Geografia Política.

Fonte: http://queconceito.com.br/geografia-politica

PORTIFOLIO ACRE: AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

Questão 1/10
Leia o texto a seguir:

Em se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite alterar o modelo tradicional de ensino, o qual muitas vezes tem no livro e em 12 exercícios padronizados seu principal recurso didático. ”
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016. 
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a relevância da ludicidade frente ao processo de ensino e aprendizagem da matemática juntamente ao educando:

A
Memorização

B
Passividade

C
Atitudes mais ativas e positivas
Você acertou!

D
Agressividade

E
Impotência

Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
O objetivo do nosso trabalho como professor é proporcionar ao aluno condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu próprio conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os seus erros e consegue redefinir estratégias para superar os obstáculos p/ sua aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas diferenciados contribuem para o aluno adquirir capacidades de investigação voltadas p/ a descoberta, pois o professor deixa de ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 11/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.

De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:

A
O professor e sua prática são essenciais no processo da utilização do lúdico para aulas de matemática.
Você acertou!

B
O professor é indiferente a esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por meio da brincadeira.

C
O professor é apenas um mediador, não possui relevância.

D
O recurso didático pedagógica substitui a presença do professor.

E
Apenas os jogos matemáticos são importantes para aprender as quatro operações.

Questão 3/10
 Leia o texto a seguir:
[...] é muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isto é válido para todas as faixas etárias. Desde a infância até a fase adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interesse do aprendizado, que se torna sujeito ativo do processo. ” (LOPES, Maria da Glória, 2000, p. 23).
LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do jogo no processo de aprendizagem da matemática para o educando:

A
Reafirmar a ideia de incapacidade.

B
Diminuir bloqueios.

C
Auxilia-lo no processo de memorização.

D
Proporcionar apatia entre os alunos e educadores.

E
Proporcionar timidez entre o grupo de alunos.

Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
Acredito que o lúdico mostre a matemática de forma menos abstrata atendendo à necessidade de muitos alunos de se envolver com a aprendizagem matemática. Mas, o estudo das formalidades matemáticas (suas representações) também deve ser desenvolvido apoiado nos resultados das atividades lúdicas. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 10/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a relevância da escolha do material lúdico a ser utilizado pelo professor:

A
Grau de desenvolvimento do aluno, faixa etária e interesse.
Você acertou!

B
Apenas o interesse do aluno.

C
Apenas o interesse do professor.

D
A faixa etária e o desenvolvimento do aluno.

E
O interesse e faixa etária do aluno.

Questão 5/10
Em relação ao uso desta ferramenta (lúdico/jogos) como meio de promover melhor aproveitamento nas aulas o professor concorda que sua utilidade é fundamental para uma boa aquisição cognitiva dos conteúdos matemáticos, uma vez que é mais fácil de ser assimilada pelos alunos, além de tirar o peso de muitas aulas expositivas. ”
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que indica uma das posturas do professor ao se trabalhar com o lúdico e jogos no ensino da matemática:

A
Perceber a importância apenas do jogo, excluindo sua responsabilidade metodológica.

B
Centrar-se na necessidade do aluno, não pensando coletivamente.

C
Sensibilidade para mediar o processo, porém, não centralizando sua metodologia ou desenvolvimento das atividades.

D
Sensibilidade para desenvolver as atividades, bem como ciência da metodologia aplicada.
Você acertou!

E
Apenas centrar-se no aluno.

Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
Historicamente a matemática é concebida como algo pronto, acabado e fragmentado, encarada enquanto ciência, como um conhecimento exato, infalível, preciso, sem relação com o mundo físico e social, exposta nas salas de aula e nos livros didáticos de uma forma linear e descontextualizada.”
DONIN, Marilandi Vitória. A contextualização da matemática no ensino das quatro operações fundamentais. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-contextualizacao-da-matematica-no-ensino-das-quatro-operacoes-fundamentais/48493/#ixzz4FkrDaCUk  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla as operações matemáticas:

A
Adição e subtração.

B
Subtração, divisão e multiplicação.

C
Soma e multiplicação.

D
Adição, subtração, divisão e multiplicação.
Você acertou!

E
Adição, soma, divisão e multiplicação.

Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
O aluno tendo seu próprio gerenciamento do saber relacionar o conteúdo proporcionado pelos jogos educativos, irá se descentralizar de práticas arcaicas de ensino onde se predomina a memorização que é comum no ensino tradicional. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla os aspectos relevantes dos jogos, segundo os PCN (2000), em relação aos educandos:

A
Desinteresse pela disciplina.

B
Não provoca nenhuma espécie de desafio.

C
Interesse e prazer pela disciplina.
Você acertou!

D
Conflito entre os educandos.

E
Isolamento social e incapacidade.

Questão 8/10
[...]é preciso que haja, por parte do professor, além de seus objetos com a sistematização dos jogos e brincadeiras, um ambiente favorável criado em sala de aula que venha ser caracterizado pela proposição, pela investigação e pela exploração de diferentes situações-problema por parte dos alunos. “
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das importantes habilidades desenvolvidas ao utilizar materiais concretos para o ensino da matemática:

A
Apenas a transmissão de conhecimento.

B
Atribuir conhecimento ao educando.

C
Evolução do pensamento.

D
Retração do pensamento.

E
Retração de ideias e estratégias.

Questão 9/10
Leia o texto a seguir:
... por meio da troca de pontos de vista com outras pessoas que a criança progressivamente descentra-se, isto é, ela passa a pensar por uma perspectiva e, gradualmente, a coordenar seu próprio modo de ver com outras opiniões. Isso não vale apenas na infância, mas em qualquer fase da vida.” (SMOLE, 2007, p. 13)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla parte do pensamento de Borin (2007) e Macedo (2000) sobre a adoção de jogos no ensino da matemática perante os educandos:

A
O jogo é apenas um recurso inválido para a matemática.

B
O jogo serve apenas de diversão, não gerando estímulo de raciocínio.

C
O jogo não é um bom recurso, pois apenas desenvolve conflitos entre os educandos.

D
O jogo é um bom estímulo, porém, não é adequado ao ensino da matemática.

E
O jogo é um meio de diversão que acaba propiciando o estímulo do raciocínio.
Você acertou!

Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
[...] a utilização do jogo como mediador do conhecimento matemático ganha importância nos discursos dos educadores e dentro da prática pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla uma das características da utilização de materiais concretos no ensino de matemática:

PORTIFOLIO ACRE: PRATICAS FORMATIVAS INTERDISCIPLINARES II - INTOLERANCIA RELIGIOSA

Pré-visualização

Questão 1/10 
Leia o trecho a seguir: Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de 
consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos 
religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas 
liturgias’ ”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível 
em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos 
Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03 

De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no 
contexto escolar, podemos afirmar que : 

 
A Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos 

de discriminação. 

Você acertou! 

 

Gabarito, texto p. 1 

 
B Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa. 

 
C O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil. 

 
D A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso. 

 
E A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola. 

 

Questão 2/10 
Leia o trecho de texto a seguir: Reunidos em Nova York, no Encontro de Cúpula Mundial de Lideres 
Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial, lideranças evangélicas, católicas, 
budistas, judaicas, islâmicas, espíritas, hinduístas, taoístas, bahá’ís, 
esotéricas e de tantas outras religiões antigas e modernas, firmaram um 
compromisso. O Compromisso com a Paz Global”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está 
disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos 
Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 10. 

Baseado no texto sobre a diversidade religiosa no Ensino Religiosa e no 
excerto citado acima, podemos afirmar que: 

 
A Os grupos étnicos e suas diferenças nada tem a ver com religião. 



 
B A relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o 

mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas. 

Você acertou! 

Gabarito: p. 1 

 
C Ao ensinar religião nas escolas deve-se escolher aquela em qual se acredita. 

 
D O Ensino Religioso nas escolas não trabalha o diálogo entre as religiões. 

 
E O Ensino Religioso não tem relevância uma vez que nenhum jovem ou criança abrirá mão de sua crença. 

 

Questão 3/10 
Leia o fragmento do texto a seguir: A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê 
Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o 
direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma 
cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está 
disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-
todos/programas/diversidade-religiosa 

Considerando o texto da diversidade religiosa no contexto escolar e o texto 
acima, podemos afirmar que: 

 
A O mundo é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo. 

 
B O pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião. 

 
C A escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso. 

 
D A partir dessa perspectiva plural percebemos que o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia as 

diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade. 

Você acertou! 

 

Gabarito: p. 3 

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Afinal, Vale a Pena ou Não Chutar Questões no Enem?

Apesar de muitos pensarem o contrário, a resposta é SIM, vale a pena chutar no exame nacional. É claro que o ideal é tentar resolver todas as questões, mas, em último caso, é melhor do que deixar em branco. Entenda o porquê na sequência do artigo.
A Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada para correção e atribuição de notas das provas objetivas do Enem, possui uma metodologia que pré determina o nível das questões – fáceis, médias e difíceis – e também leva em conta o padrão de respostas do candidato.
Desta forma, se um Aluno A erra questões fáceis e acerta difíceis, estes acertos valerão menos pontos do que um Aluno B que também acertou as mais fácies. Isso porque a TRI considera que o Aluno A “chutou” as questões difíceis, pois sequer acertou as fáceis. Mesmo assim, o Aluno A ainda ganhará alguns pontos nas questões acertadas, já aquele candidato que deixou os mesmos itens em branco, não pontuará, por isso vale a pena o chute.
Levando tais informações em conta, caso precise “chutar” questões durante a prova, vale a pena seguir as dicas abaixo.

Elimine Alternativas Absurdas

As questões do Enem sempre trazem 5 alternativas. Mesmo que não domine o conteúdo envolvido no enunciado, se você conseguir eliminar uma ou duas alternativas que julgue não ter relação nenhuma com a resposta certa suas chances de acerto matematicamente aumentarão muito.

Procure Sempre a Melhor Resposta

Não é raro no exame um item apresentar duas ou até três alternativas que “aparentemente” estão corretas. Apesar de as informações não serem falsas, certamente uma das respostas se encaixa mais adequadamente ao que foi perguntado. Ao se ver nessa situação, leia novamente o enunciado com atenção, isso pode livrá-lo do chute e consequentemente de cair na pegadinha da questão.

Deixe os Chutes Para o Final

Mesmo que você ignore completamente o assunto de uma ou várias questões, leia-as por completo. Justamente por trazer longos textos, a prova do Enem é repleta de informações e, em algumas situações, a resposta para uma questão pode aparecer no enunciado das seguintes ou até no tema da redação. Por isso os chutes devem ser feitos somente após resolver todas as outras questões, na hora de preencher o gabarito.