Questão
1/10
Leia
o texto a seguir:
“Em
se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma
mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que
permite alterar o modelo tradicional de ensino, o qual muitas vezes
tem no livro e em 12 exercícios padronizados seu principal recurso
didático. ”
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos
de Matemática. De 1ª a 5ª ano.
– Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla a relevância da ludicidade frente ao
processo de ensino e aprendizagem da matemática juntamente ao
educando:
A |
Memorização |
|
B |
Passividade |
|
C |
Atitudes
mais ativas e positivas
Você acertou! |
|
D |
Agressividade |
|
E |
Impotência |
Questão
2/10
Leia o
texto a seguir:
“O
objetivo do nosso trabalho como professor é proporcionar ao aluno
condições para desenvolver capacidades de gerenciar seu próprio
conhecimento, é o chamado metacognição, onde o aluno reconhece os
seus erros e consegue redefinir estratégias para superar os
obstáculos p/ sua aprendizagem. Os dinâmicos, jogos e técnicas
diferenciados contribuem para o aluno adquirir capacidades de
investigação voltadas p/ a descoberta, pois o professor deixa de
ser o centro da aprendizagem. ” (Resposta do professor entrevistado
– Questionário, 11/05/2012)
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível
em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a importância do professor na utilização do lúdico no ensino da matemática:
A |
O
professor e sua prática são essenciais no processo da utilização
do lúdico para aulas de matemática.
Você acertou! |
|
B |
O professor é indiferente a
esse processo, com ou sem ele, tudo ocorrerá por meio da
brincadeira. |
|
C |
O professor é apenas um
mediador, não possui relevância. |
|
D |
O recurso didático pedagógica
substitui a presença do professor. |
|
E |
Apenas os jogos matemáticos são
importantes para aprender as quatro operações. |
Questão
3/10
Leia
o texto a seguir:
“[...]
é muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isto é
válido para todas as faixas etárias. Desde a infância até a fase
adulta. O jogo em si possui componentes do cotidiano e o envolvimento
desperta o interesse do aprendizado, que se torna sujeito ativo do
processo. ” (LOPES, Maria da Glória, 2000, p. 23).
LOPES,
Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 3ª
edição. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla a importância do jogo no processo de
aprendizagem da matemática para o educando:
A |
Reafirmar a ideia de
incapacidade. |
|
B |
Diminuir bloqueios. |
|
C |
Auxilia-lo no processo de
memorização. |
|
D |
Proporcionar apatia entre os
alunos e educadores. |
|
E |
Proporcionar timidez entre o
grupo de alunos. |
Questão
4/10
Leia
o texto a seguir:
“Acredito
que o lúdico mostre a matemática de forma menos abstrata atendendo
à necessidade de muitos alunos de se envolver com a aprendizagem
matemática. Mas, o estudo das formalidades matemáticas (suas
representações) também deve ser desenvolvido apoiado nos
resultados das atividades lúdicas. ” (Resposta do professor
entrevistado – Questionário, 10/05/2012)
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla a relevância da escolha do material lúdico
a ser utilizado pelo professor:
A |
Grau
de desenvolvimento do aluno, faixa etária e interesse.
Você acertou! |
|
B |
Apenas o interesse do aluno. |
|
C |
Apenas o interesse do professor. |
|
D |
A faixa etária e o
desenvolvimento do aluno. |
|
E |
O interesse e faixa etária do
aluno. |
Questão
5/10
“Em
relação ao uso desta ferramenta (lúdico/jogos) como meio de
promover melhor aproveitamento nas aulas o professor concorda que sua
utilidade é fundamental para uma boa aquisição cognitiva dos
conteúdos matemáticos, uma vez que é mais fácil de ser assimilada
pelos alunos, além de tirar o peso de muitas aulas expositivas. ”
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que indica uma das posturas do professor ao se trabalhar
com o lúdico e jogos no ensino da matemática:
A |
Perceber a importância apenas
do jogo, excluindo sua responsabilidade metodológica. |
|
B |
Centrar-se na necessidade do
aluno, não pensando coletivamente. |
|
C |
Sensibilidade para mediar o
processo, porém, não centralizando sua metodologia ou
desenvolvimento das atividades. |
|
D |
Sensibilidade
para desenvolver as atividades, bem como ciência da metodologia
aplicada.
Você acertou! |
|
E |
Apenas centrar-se no aluno. |
Questão
6/10
Leia
o texto a seguir:
“Historicamente
a matemática é concebida como algo pronto, acabado e fragmentado,
encarada enquanto ciência, como um conhecimento exato, infalível,
preciso, sem relação com o mundo físico e social, exposta nas
salas de aula e nos livros didáticos de uma forma linear e
descontextualizada.”
DONIN,
Marilandi Vitória. A contextualização da matemática no ensino das
quatro operações fundamentais. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/a-contextualizacao-da-matematica-no-ensino-das-quatro-operacoes-fundamentais/48493/#ixzz4FkrDaCUk
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla as operações matemáticas:
A |
Adição e subtração. |
|
B |
Subtração, divisão e
multiplicação. |
|
C |
Soma e multiplicação. |
|
D |
Adição,
subtração, divisão e multiplicação.
Você acertou! |
|
E |
Adição, soma, divisão e
multiplicação. |
Questão
7/10
Leia
o texto a seguir:
“O
aluno tendo seu próprio gerenciamento do saber relacionar o conteúdo
proporcionado pelos jogos educativos, irá se descentralizar de
práticas arcaicas de ensino onde se predomina a memorização que é
comum no ensino tradicional. “
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla os aspectos relevantes dos jogos, segundo
os PCN (2000), em relação aos educandos:
A |
Desinteresse pela disciplina. |
|
B |
Não provoca nenhuma espécie de
desafio. |
|
C |
Interesse
e prazer pela disciplina.
Você acertou! |
|
D |
Conflito entre os educandos. |
|
E |
Isolamento social e
incapacidade. |
Questão
8/10
“[...]é
preciso que haja, por parte do professor, além de seus objetos com a
sistematização dos jogos e brincadeiras, um ambiente favorável
criado em sala de aula que venha ser caracterizado pela proposição,
pela investigação e pela exploração de diferentes
situações-problema por parte dos alunos. “
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla uma das importantes habilidades
desenvolvidas ao utilizar materiais concretos para o ensino da
matemática:
A |
Apenas a transmissão de
conhecimento. |
|
B |
Atribuir conhecimento ao
educando. |
|
C |
Evolução do pensamento. |
|
D |
Retração do pensamento. |
|
E |
Retração de ideias e
estratégias. |
Questão
9/10
Leia
o texto a seguir:
“...
por meio da troca de pontos de vista com outras pessoas que a criança
progressivamente descentra-se, isto é, ela passa a pensar por uma
perspectiva e, gradualmente, a coordenar seu próprio modo de ver com
outras opiniões. Isso não vale apenas na infância, mas em qualquer
fase da vida.” (SMOLE, 2007, p. 13)
DINIZ,
M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de
Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007.
Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla parte do pensamento de Borin (2007) e
Macedo (2000) sobre a adoção de jogos no ensino da matemática
perante os educandos:
A |
O jogo é apenas um recurso
inválido para a matemática. |
|
B |
O jogo serve apenas de diversão,
não gerando estímulo de raciocínio. |
|
C |
O jogo não é um bom recurso,
pois apenas desenvolve conflitos entre os educandos. |
|
D |
O jogo é um bom estímulo,
porém, não é adequado ao ensino da matemática. |
|
E |
O
jogo é um meio de diversão que acaba propiciando o estímulo do
raciocínio.
Você acertou! |
Questão
10/10
Leia
o texto a seguir:
“[...]
a utilização do jogo como mediador do conhecimento matemático
ganha importância nos discursos dos educadores e dentro da prática
pedagógica a partir da necessidade da participação efetiva do
sujeito na construção de seu conhecimento”.
MUNIZ,
Cristiano Alberto. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos
no campo da educação matemática – Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2010. Disponível em:
http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf
Acessado em: 28/07/2016.
De
acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a
alternativa que contempla uma das características da utilização de
materiais concretos no ensino de matemática:
Nenhum comentário:
Postar um comentário