quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PORTIFOLIO ACRE: PRATICAS FORMATIVAS INTERDISCIPLINARES II - INTOLERANCIA RELIGIOSA

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Questão 1/10 
Leia o trecho a seguir: Diz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: ‘É inviolável a liberdade de 
consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos 
religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas 
liturgias’ ”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível 
em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos 
Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 03 

De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no 
contexto escolar, podemos afirmar que : 

 
A Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos 

de discriminação. 

Você acertou! 

 

Gabarito, texto p. 1 

 
B Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa. 

 
C O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil. 

 
D A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso. 

 
E A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola. 

 

Questão 2/10 
Leia o trecho de texto a seguir: Reunidos em Nova York, no Encontro de Cúpula Mundial de Lideres 
Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial, lideranças evangélicas, católicas, 
budistas, judaicas, islâmicas, espíritas, hinduístas, taoístas, bahá’ís, 
esotéricas e de tantas outras religiões antigas e modernas, firmaram um 
compromisso. O Compromisso com a Paz Global”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está 
disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos 
Direitos Humanos do Brasil – Governo Federal. Nov.2004. P. 10. 

Baseado no texto sobre a diversidade religiosa no Ensino Religiosa e no 
excerto citado acima, podemos afirmar que: 

 
A Os grupos étnicos e suas diferenças nada tem a ver com religião. 



 
B A relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o 

mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas. 

Você acertou! 

Gabarito: p. 1 

 
C Ao ensinar religião nas escolas deve-se escolher aquela em qual se acredita. 

 
D O Ensino Religioso nas escolas não trabalha o diálogo entre as religiões. 

 
E O Ensino Religioso não tem relevância uma vez que nenhum jovem ou criança abrirá mão de sua crença. 

 

Questão 3/10 
Leia o fragmento do texto a seguir: A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê 
Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o 
direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma 
cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções”. 

Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está 
disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-
todos/programas/diversidade-religiosa 

Considerando o texto da diversidade religiosa no contexto escolar e o texto 
acima, podemos afirmar que: 

 
A O mundo é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo. 

 
B O pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião. 

 
C A escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso. 

 
D A partir dessa perspectiva plural percebemos que o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia as 

diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade. 

Você acertou! 

 

Gabarito: p. 3 

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