segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Em que medida é que o recurso ao portfólio permite conciliar o desenvolvimento curricular de programas muitas vezes extensos, recorrendo à utilização de estratégias construtivistas?

Na medida em que exige um trabalho prévio de conceptualização do processo que obriga a uma interpretação do programa a leccionar subordinada à razão de ser (finalidades) do próprio programa – as competências que visa desenvolver nos alunos. Identificadas as competências a desenvolver, devem conceber-se as tarefas e/ou diferentes atividades, nas quais se vão envolver os alunos para que venham a desenvolver essas competências. Esta metodologia de planificação é diferente da conceitualização do desenvolvimento de um programa que parta dos conteúdos programáticos. A diferença consiste fundamentalmente na inversão das prioridades de aprendizagem, não partimos da informação/conhecimento necessária(o) para realizar uma determinada ação, mas da ação que o aluno deve ser capaz de vir a realizar. Sugere-se assim que se mude de paradigma de escola. Que se mude do paradigma da escola ‘transmissora de conhecimentos’ para o paradigma da escola ‘promotora de competências’. Contrariamente ao que muitas vezes se tem entendido, não se está a negar que a escola deva transmitir conhecimentos, mas que esses conhecimentos devem ser adquiridos pelo aluno de uma forma tal que ele os possa mobilizar facilmente na resolução de problemas concretos. Ora, esta exigência coloca à escola e aos professores um desafio bem maior do que o de apenas transmitir conhecimentos. A melhor forma de responder a esse desafio não é partindo do princípio de que o aluno é uma ‘tábua rasa’, ao qual se tem que fornecer toda a informação necessária para realizar uma determinada ação, como se ele não conhecesse nada útil para a realizar, mas sim levá-lo primeiro a realizar essa ação, com o objetivo de avaliar exatamente o seu ponto de partida e, depois, conduzi-lo nas aquisições necessárias para desenvolver o mais possível o seu desempenho.
Esta mudança de perspectiva é muito importante porque permite distinguir, no programa, os conteúdos essenciais dos acessórios. Esta distinção entre o essencial e o acessório permite estabelecer um critério de economia de gestão do tempo. Esse critério de economia de gestão do tempo pode passar por definir claramente que tarefas devem ser realizadas em aula, sob a orientação do professor, quais podem ser realizadas autonomamente pelo aluno na aula e fora da aula. As tarefas realizadas autonomamente pelo aluno não se referem apenas à realização de atividades de consolidação, mas à aquisição de novos conhecimentos do programa. Com as competências essenciais desenvolvidas, os alunos estão aptos a construir o seu conhecimento e a expandi-lo, muitas vezes incutindo ao processo de desenvolvimento curricular um ritmo mais rápido, do que aquele que é conseguido com o desenvolvimento de todos os conteúdos programáticos em aula.
Com as competências e as tarefas identificadas, pode estabelecer-se a ‘constituição do
portfolio’, isto é, quais as produções do aluno a colecionar e incluir no portfólio, de modo a
evidenciar o desenrolar do processo e os níveis de desempenho alcançados. Relativamente às produções do aluno, deve estabelecer-se qual a sua natureza: obrigatória, facultativa, individual, em grupo, escrita, oral, etc; assim como, a calendarização da entrega das produções para avaliação formativa. O feedback dado ao aluno na avaliação formativa vai permitir-lhe investir na construção do conhecimento, quer superando eventuais dificuldades, quer trabalhando para a excelência, visto que o portfólio prevê que o aluno reformule as suas realizações até ficar satisfeito com os resultados, obviamente dentro do tempo destinado ao desenrolar do processo.  

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PORTIFOLIO ACRE: ESTRUTURA DO TRABALHO

Quais itens uma Monografia contém?

Abaixo estão indicados os itens que uma monografia contém, entre parênteses está se o mesmo é obrigatório ou fica a critério do autor (opcional):


Parte externa:
·        Capa (obrigatório)
·        Lombada (opcional)
Elementos Pré-Textuais:
·        Folha de rosto (obrigatório)
·        Errata (opcional)
·        Folha de aprovação (obrigatório)
·        Dedicatória (opcional)
·        Agradecimentos (opcional)
·        Epígrafe (opcional)
·        Resumo na língua vernácula (obrigatório)
·        Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
·        Lista de ilustrações (opcional)
·        Lista de tabelas (opcional)
·        Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
·        Lista de símbolos (opcional)
·        Sumário (obrigatório)
Elementos Textuais:
·        Introdução
·        Desenvolvimento (Capítulos e Subcapítulos)
·        Conclusão
Elementos Pós-Textuais:
·        Referências (obrigatório)
·        Glossário (opcional)
·        Apêndice (opcional)
·        Anexo (opcional)
·        Índice (opcional)
Obs: Confirmar com o Professor Orientador se a sua instituição de ensino fez alguma modificação dos itens obrigatórios pela ABNT.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)- Sua Estrutura e Como Fazer
O TCC, conforme já falado por nós aqui, tem um estrutura única e que deve ser respeitada para que o trabalho seja considerado válido.
Por isso, para ajudar a todos os universitários que com toda a razão, ficam perdidos nessa hora, segue abaixo a estrutura que um TCC deve ter para adequar-se as normas da ABNT.

O QUE É UM TCC?
Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso. Criado em 1983, como disciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Refere-se a uma dissertação científica, do cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes devem elaborar.
Procurou-se, por meio desta exigência, criar espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da pesquisa, buscando ampliar os conhecimentos teóricos acumulados ao longo da graduação.

ESTRUTURA DO TCC
Todo trabalho tem que ter o seu início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir apresentamos esta composição com mais detalhes, podendo ser compostos das seguintes partes:

PRÉ-TEXTUAIS 
Capa – Obrigatório
Folha de rosto – Obrigatório
Folha de aprovação – Obrigatório
Dedicatória – Opcional
Agradecimentos – Opcional
Epígrafe – Opcional
Resumo – Obrigatório
Sumário – Obrigatório
Lista de ilustrações – Opcional
Listas de abreviaturas e siglas – Opcional
Listas de notações – Opcional

TEXTUAIS
Introdução – Obrigatório
Desenvolvimento – Obrigatório
Conclusão ou Considerações finais – Obrigatório

PÓS-TEXTUAIS
Referências bibliográficas – Obrigatório
Obras consultadas – Opcional
Apêndices – Opcional
Anexos – Opcional
Glossário – Opcional

Discriminação das partes
Capa
Deve conter o nome do autor ao alto da folha, o título do trabalho ao centro e, na parte inferior o nome da cidade e o ano de apresentação. Tudo deve ser datilografado ou digitado em caixa alta sem sublinhar nem utilizar aspas e centrado na folha.

Folha de rosto
Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha o título do trabalho desenvolvido, sendo que logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida mais clara acerca dos objetivos institucionais, seguida da instituição a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais são maiúsculas e não as todas as palavras como na capa.

Folha de aprovação
Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros.

Páginas preliminares
Páginas que antecedem ao sumário. Podem ser incluídas as seguintes partes, devendo constar cada uma em página separada.

Dedicatória: essa folha não é obrigatória, mas contém texto, geralmente curto, no qual o autor dedica seu trabalho a alguém.

Agradecimentos: essa folha não é obrigatória, e visa agradecer a pessoas que tenham contribuído para o sucesso do trabalho, prestar homenagem a pessoas que não estiveram diretamente relacionadas com sua realização, a entes queridos.

Epígrafe: trata-se de um pensamento de algum outro autor e que de preferência, mas não necessariamente, tenha alguma relação com o tema.

Resumo:“Redigido pelo próprio autor do TCC, o resumo – síntese dos pontos relevantes do texto, em lingaugem clara, concisa, direta, com o máximo de 500 palavras.” (França, 1996).

Sumário
É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e seções com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas. Não se deve confundir com índice, para designar esta parte. Havendo mais de um volume, deve-se incluir um sumário completo do trabalho em cada volume.

Listas
Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Podem ser incluídas as seguintes listas:
Listas de ilustrações: relação de tabelas, gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que são citadas no TCC, com indicação da página onde estão localizadas.
Listas de abreviaturas e siglas: relação alfabéticas das abreviaturas e siglas utilizadas na publicação, seguidas das palavras a que correspondem escritas por extenso.
Listas de notações: relação de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.

Texto
Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a seqüência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.

Referências bibliográficas
É a listagem, em ordem alfabética, numerada seqüencialmente, das publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo esta ser numerada ou não. Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma deverá aparecer em lista separada sob o título: Bibliografia Recomendada.

Anexos ou Apêndices
Documentos complementares e/ou comprobatórios do texto, com informações esclarecedoras, tabelas ou dados colocados à parte, para não quebrar a seqüência lógica da exposição. Quando há mais de um, cada anexo contém ao alto da página a indicação ANEXO, em letras maiúsculas, seguida do número correspondente em algarismo arábico, devem ser citados no texto entre parênteses.

MEDIDAS DE FORMATAÇÃO DO TCC
As medidas padrões para a formatação de cada lauda do TCC são:
  • Margem superior: 2,5 cm
  • Margem inferior: 2,5 cm
  • Margem direita: 2,5 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Citações: 1 cm (justificando à direita em itálico com Fonte 10)
  • Entre linhas (espaço): 2,0 cm
  • Fonte: 12
  • Tipo: Times New Roman (Fonte serifada)
  • Formato de papel: A4
Com estas informações, você pode considerar que está correto o seu TCC. Mas lembrem-se de consultar sua faculdade/univerdade, pois cada uma pode modificar a seu gosto a estrutura que o TCC deve ter ou a sua formatação.

ELABORAÇÃO TCC: Escolha do Tema

A escolha do tema

O primeiro passo do TCC pode parecer o mais fácil. No entanto, essa etapa deve ser cumprida com cuidado para evitar problemas mais adiante.
Escolha um tema que esteja relacionado com seus interesses e que tenha a ver com seus primeiros passos na profissão. Dessa forma, você terá mais vontade em se aprofundar no assunto e se dedicar ao trabalho, além de poder utilizá-lo como referência na busca pelo seu primeiro emprego.

Defina uma área mais abrangente de estudo e depois vá se aprofundando até chegar a um tema bem específico. Lembre-se de escolher um campo que ainda não foi amplamente revisto para que seu trabalho possa trazer verdadeiras contribuições para a sociedade e para qe você ganhe notoriedade.
Peça sugestões aos seus colegas de trabalho – que também atuam em sua área de interesse- , consulte a base de dados de TCC da sua instituição de ensino ou até mesmo de outras universidades. A USP, por exemplo, disponibiliza o acesso ao banco da instituição abertamente. Sites como o BDTD (Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações), BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) e Capes podem ajudá-lo bastante. Em último caso, recorra ao seu orientador para instruções sobre suas ideias.

COMO FAZER MEU TCC METODOLOGIA

A estrutura do projeto

Com o tema, orientador e grupo definidos, é hora de montar o projeto, que servirá como um guia no caminho a ser percorrido. No documento, é preciso definir o tema do TCC, seus objetivos gerais e específicos e um cronograma de atividades. O projeto pode ser extremamente útil mais adiante, caso você e seus parceiros se sintam perdidos durante os trabalhos.
 
A dica principal para estruturar o seu projeto com maestria é que você se informe sobre a metodologia exigida pela sua instituição de ensino. Algumas universidades disponibilizam em sua “área do aluno” um roteiro com estas orientações, já que podem variar de uma academia para outra.

A busca por referências

Agora chegou hora de colocar as mãos na massa. Pesquise tudo sobre o tema que você escolheu. Fontes boas para consulta são artigos, livros, revistas, jornais, sites, eventos e até mesmo outros trabalhos de conclusão de curso relacionados.

Não limite seu projeto a referências antigas e já consolidadas: busque se manter atualizado sobre o que de novo está sendo publicado na área enquanto o trabalho vai evoluindo. Os sites Domínio Público, Biblioteca Digital Mundial e Biblioteca Digital Nacional do Brasil têm muito a contribuir com suas pesquisas!

Lembre-se que a quantidade e a qualidade de referências bibliográficas são fundamentais para embasar sua dissertação e garantir a credibilidade da pesquisa. E não se esqueça de sempre fazer referência ao autor e à obra citada, pois copiar o trabalho alheio é plágio – e isso é considerado crime!

Na dúvida ou caso faltem referências, procure o seu orientador: ele está no projeto para auxiliá-lo quanto a construção do seu trabalho.

Verifique a metodologia exigida em sua universidade antes de iniciar o trabalho

Dependendo da instituição de ensino e do curso em questão, o TCC pode ser uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. É preciso saber qual é a metodologia mais adequada para seu trabalho e seus objetivos.
O TCC deve seguir as normas da ABNT, que determinam a organização de citações e referências bibliográficas, por exemplo. Faça questão de conhecer as regras para iniciar a redação dos capítulos de forma correta, evitando o retrabalho com correções bruscas mais adiante. 

Revisão: sempre necessário

Ao finalizar o trabalho, será necessário revisá-lo algumas vezes. É comum que, nesse ponto, você já esteja familiarizado com o texto e deixe escapar alguns errinhos. Por isso, peça para seu orientador e outras pessoas lerem o trabalho sempre que possível, trazendo novos olhares sobre o TCC.
Durante a revisão, certifique-se de que não existem erros de gramática e ortografia, que podem ter impacto sobre sua nota final. Além disso, lembre-se de usar linguagem cientifica e formal, evitando coloquialismos e a utilização de expressões difíceis apenas para embelezar o texto. Vale também solicitar uma revisão da aplicação das normas e regulamentações para o desenvolvimento do trabalho, como da ABNT, por exemplo.

Elaborar um TCC de qualidade não é tão simples, mas com dedicação e atenção aos passos aqui citados, suas chances de obter o sucesso e conseguir o diploma ficam muito mais próximas. Bom trabalho!

NOVIDADE: Ganhe 20% em cada indicação

A equipe do Trabalhos Acadêmicos oferece à você 20% de comissão por cada trabalho indicado. Podendo ser qualquer tipo de trabalho (Pronto ou Orçado).

Ex: portfólio em grupo 200,00 reais ou 150,00 (dependendo do desconto podendo chegar a 150,00 reais) seu ganho será de  40 reais so por sua indicação.

Indique-nos: portifoliorboac@gmail.com 

AVALIAÇÃO POR MEIO DE PORTIFÓLIO ACADÊMICO

A avaliação por portfólio é feita com base numa coleção organizada de trabalhos produzidos pelo aluno, visando fornecer um registo a médio/longo prazo da evolução do rendimento do aluno e da evolução das suas atitudes. Assim, o portfolio permite uma avaliação mais concreta e fiel das competências desenvolvidas pelo aluno, ao longo de um determinado processo, porque inclui para além de testes aos seus conhecimentos de fatos, de conceitos, de teorias e de regras, outros elementos, nomeadamente, aqueles que revelam o próprio desenrolar do processo. 

Por outro lado, como o portfolio deve incluir um conjunto variado de realizações dos alunos, permite evidenciar que competências foram efectivamente desenvolvidas pelo aluno e os respectivos níveis de desempenho por ele alcançados.
 
Embora o portfólio possa ser considerado um instrumento de avaliação sumativa, na medida
em que é organizado e apresentado no fim de um determinado processo, com vista à
certificação das aprendizagens realizadas por um aluno, ele é muito mais do que isso.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PORTIFÓLIO ACRE: Significado de Portifólio

PORTIFÓLIO ACRE 
 
Portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados de uma empresa ou de um profissional.
Muitas organizações têm seus portfólios separados por departamentos ou unidade de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, depende do segmento da empresa e do profissional.

Um tipo de portfólio é o portfólio de investimentos, que são o conjunto de aplicações no mercado de ações, portfólio exploratório é conhecido como os projetos de empresas de petróleo, existe também o portfólio de bens, quando é mais relacionado a imóveis, portfólio de quadros e fotografias, portfólio de publicitários, portfólio de educação e muitos outros.

O portfólio é um termo vindo do inglês e tem uma importância muito grande para profissionais com a necessidade de mostrar além de seu currículo. O portfólio agrega valor para o indivíduo e normalmente é iniciado durante a vida acadêmica, principalmente para profissionais da área da comunicação.
Para um designer gráfico, é essencial ter um bom portfólio, ou seja, uma compilação dos seus trabalhos, que demonstre a sua capacidade na área profissional.

A palavra portfólio também é usada para descrever um papel dobrado ou uma pasta que serve para armazenar documentos ou trabalhos.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à grafia da palavra, especificamente entre portfólio e portifólio. A forma correta é portfólio e não portifólio.

Existem vários sites que contêm vários modelos de portfólios com design para vários gostos diferentes.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Que curso na área de Humanas dá dinheiro?

Eu gosto da área de Humanas, porém dizem que não dá um bom retorno financeiro. Estou no terceiro ano, preciso decidir isso imediatamente... Preciso de dicas sobre a área de Humanas e um curso que possa no futuro me dar uma boa estabilidade. Obrigado!
                                                                                                                   Enviado por Maria Alencar.

Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho

Atua na preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores através do gerenciamento e administração de projetos que objetivam a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho, melhorando a produtividade e a qualidade de vida nas empresas.

Mercado de Trabalho

Indústrias eletroeletrônica, metalmecânica, madeireira, têxtil, siderúrgica, petroquímica, extrativa, da construção civil e de transformação; empresas de produção e distribuição de eletricidade, gás e água; empresas de transportes, comércio e serviços em geral.
Entre em contato conosco pelo email: portifoliorboac@gmail.com

Pergunta: Faço técnico em Segurança do Trabalho, mas quero fazer curso superior. Qual é o mais indicado?

Olá, atualmente estou cursando Tec. em Segurança do Trabalho. Estou gostando muito, mas quero fazer uma faculdade. No entanto, não quero nem um curso baseado na matemática. Qual curso devo escolher que seja bem remunerado e que tenha muitas vagas no mercado de trabalho?
                                                                                                                  Enviado por Lucas Bezerra.

A opção mais imediata é a formação em Tecnologia de Segurança (os cursos de formação de tecnólogos são de nível superior e oferecem diplomas como os bacharelados, porém tem menor duração; você pode ter maiores informações neste próprio site sobre as diferenças entre bacharelados e cursos tecnológicos).
O curso de Tecnologia de Segurança tem como objeto central a segurança das pessoas nas organizações do trabalho. Com duração de dois a três anos recebe diversas denominações como Gestão em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Segurança, Saúde e Segurança no Trabalho. Boa parte destes cursos habilitam o profissional também para atuar em segurança empresarial, peritagem técnica e judicial, entre outras áreas.


As exigências relacionadas à segurança no trabalho cresceram, principalmente por conta das certificações que as empresas devem (em função da legislação) ou desejam para conquistar seus clientes.
Para que você possa assinar documentos referentes a auditorias em segurança ou aqueles necessários para que as empresas atendam a legislação junto ao Ministério do Trabalho você precisa ser Engenheiro de Segurança do Trabalho, segundo a lei 7.410. Para tal, é necessário ser graduado em qualquer modalidade de engenharia e realizar curso de especialização reconhecido pelo MEC em segurança do trabalho. Este profissional tem remuneração média superior ao tecnólogo. Considere, no entanto, que você teria que superar suas restrições quanto aos conteúdos ligados a matemática.

PORTIFOLIO ACRE: CURSO RECURSOS HUMANOS

O curso de Recursos Humanos trata dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.  O objetivo do curso é analisar esses programas, tratando de questões relativas à liderança e à avaliação de resultados.

O Técnico em Recursos Humanos atua em organizações gerindo as atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, proporcionando o trabalho das equipes. Assessoram gerência/diretoria e setores da empresa em atividades de planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho, bem como, atua em processos de orientação sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. 

Público alvo:

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação na empresa em que trabalha. 

Pré-requisitos:
Idade: 16 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. 

Aqui planejamentos e projetos pedagógicos

Portifolio Unopar Trabalhos Escolares e Acadêmicos Entregamos Prontos

Contato: portifoliorboac@gmail.com

 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

REDAÇÃO: Como os erros em redação podem te ajudar

Você já deve ter observado que sempre insisto bastante na necessidade de se praticar a escrita durante a preparação para a prova de redação. Porém, de nada adianta praticar bastante se você não tiver um feedback da sua prática, ou seja, se o seu texto não for avaliado por um professor, capaz de identificar os seus problemas de escrita e indicar caminhos para melhorá-la.

É importante que seu trabalho de preparação para a redação seja um processo reflexivo, de vai e vem, pois só assim você conseguirá desenvolver suas habilidades de escrita e escrever uma boa redação na prova. Daí a importância de se ter um professor neste processo, pois é ele que irá verificar que pontos você precisa melhorar na redação.

Por exemplo, vamos supor que um aluno tenha um bom conhecimento de gramática e escreva corretamente as palavras, mas que não consiga estabelecer conexão entre os parágrafos e entre as frases, tornando o texto similar a uma lista de comentários. Ele pode se surpreender ao tirar uma nota baixa na redação, já que tem uma boa modalidade, o que pode dar uma falsa sensação de que ele não tem problemas de escrita. 

Porém, se ele tivesse submetido seus textos a um professor, este poderia ter identificado o problema e indicado como resolvê-lo, no caso, recomendando a utilização dos recursos coesivos.

Outra situação possível é que o aluno consiga estabelecer a conexão entre as ideias e a modalidade seja boa, mas os argumentos são muito fracos, baseados no senso comum, o que também irá prejudicar a sua nota. Neste caso, o professor indicaria a necessidade de o aluno ampliar seu conhecimento de mundo ― lendo jornais e revistas, assistindo a reportagens e debates ―, além de ensinar que é preciso utilizar certas técnicas argumentativas para que a tese seja bem sustentada, tais como o uso de exemplos e de dados capazes de comprovar os argumentos.

Neste processo, é importante que o aluno esteja aberto ao erro e à sua correção, que não comece os seus estudos achando que escreve muito bem e que não tem nada a aprender, pois sempre temos algo a aprender. Por isso, é fundamental que você esteja aberto ao que o professor tem a dizer sobre seu texto pois a intenção dele é unicamente ajudá-lo a progredir na escrita, e não o criticar deliberadamente.

Assim, ao receber um texto corrigido, reflita sobre os problemas apontados pelo professor. Se discordar de algo ou não entender o que foi apontado, converse com ele, peça que ele dê exemplos de como deveria ser feito, pois assim você poderá refletir sobre estes problemas e irá aprender como pode melhorá-los.

Errar na preparação da redação é fundamental para avançar no aprendizado, pois assim conseguimos comparar o que não deve ser feito com o que deve ser feito, percebendo, a partir dessas diferenças, como o texto pode ficar melhor e corresponder ao que é pedido pela prova.

Veja o erro como um meio de dar um passo à frente, pois é ele que nos empurra em direção à melhora e ao aprendizado.

Bons estudos e até a próxima!

Como estudar para a prova de português?

 É importante que você estude os pontos de gramática, mas não se preocupe em decorar regras! Você pode ler a teoria para tentar compreender o fenômeno gramatical, mas não fique só nela. Faça exercícios e principalmente observe como a gramática funciona no texto. 

Uma boa dica é selecionar alguns textos que podem ajudá-lo a construir um repertório de conhecimento e utilizá-los para perceber as estruturas gramaticais em funcionamento. Dessa forma, você se prepara para a prova de redação (se houver), melhora a leitura, aprende a norma culta de um jeito mais fácil e eficiente, e compreende o funcionamento dos elementos linguísticos no texto.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vaga de estágio para área de ADMINISTRAÇÃO

Vagas de Estágio na área em ADMINISTRAÇÃO em Rio Branco AC. Perfil: nível superior 
Alunos cursando 2º Semestres em diante, favor enviar seu curriculum para o email:
 
Entre em contato: portifoliorboac@gmail.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

VAGAS DE ESTÁGIO: CAIXA abre inscrições para estagiários no ACRE

A Caixa Econômica Federal, por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), abriu novas inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico.
A seleção será para composição de cadastro reserva e as vagas serão distribuídas nacionalmente. As pré-inscrições podem ser realizadas no site do CIEE, o www.ciee.org.br, até 12 de fevereiro de 2016.

A realização do cadastro não implica em convocações. Os estudantes pré-inscritos serão chamados para realização de uma prova “on-line”, que definirá o preenchimento da vaga, à medida em que houver encerramento dos contratos vigentes ou forem ofertadas novas vagas nas unidades. A prova abrange noções de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.
Podem participar do processo estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Administração, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Finanças Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio.

Para mais informações, os interessados devem consultar o site do CIEE: www.ciee.org.br, opções: Estudantes – Processos Seletivos – Pré-Inscrição para oportunidade de estágio na CAIXA).

Programa de Estágio da CAIXA:
Para que o estudante de nível médio ou técnico ingresse no Programa de Estágio da CAIXA é necessário ter disponibilidade para jornada diária de 5 horas (25 horas semanais) e idade mínima de 16 (dezesseis) anos. O estudante também deve estar cursando e frequentando regularmente até o penúltimo semestre do curso de nível médio ou técnico.

Os estagiários de nível médio ou técnico da CAIXA recebem bolsa auxílio no valor de R$ 500, além do auxílio transporte no valor de R$ 130. Entre os candidatos, 10% dos selecionados devem ser portadores de necessidades especiais (PNE).

Gabarito Enem 2º dia Oficial

Gabarito Enem 2015 – (extra-oficial)
CinzaAzulAmareloRosa
91A91D91C91C
92A92E92D92E
93C93A93E93D
94D94A94A94A
95E95C95A95A
96B96E96B96B
97E97B97D97D
98D98D98E98E
99D99D99B99D
100B100B100E100B
101E101B101C101D
102D102B102E102C
103B103E103C103D
104B104D104C104D
105A105E105D105B
106E106E106B106E
107C107D107B107D
108C108A108E108C
109D109B109*109A
110C110D110E110A
111D111C111A111B
112D112A112B112E
113E113A113D113*
114E114D114A114A
115E115B115B115E
116A116B116D116C
117B117E117C117C
118D118*118A118E
119A119D119A119A
120B120C120D120B
121D121D121E121C
122C122A122E122E
123A123E123D123C
124A124C124C124C
125B125C125D125D
126E126E126A126A
127*127A127E127B
128D128B128C128D
129B129D129C129E
130C130B130D130E
131E131E131B131B
132C132C132B132E
133C133E133D133D
134B134C134B134B
135E135C135E135B
136E136B136D136D
137B137A137B137A
138C138D138B138E
139C139E139B139A
140B140B140A140C
141E141C141D141A
142E142C142C142A
143D143D143A143E
144A144A144D144B
145B145C145A145A
146D146C146E146D
147B147C147A147D
148D148A148E148B
149E149C149D149B
150C150A150C150E
151D151A151A151B
152A152E152D152C
153C153C153C153C
154C154E154B154C
155E155A155E155E
156D156D156C156B
157C157C157A157E
158C158B158A158E
159E159E159E159D
160C160D160D160C
161A161A161A161A
162A162E162C162A
163E163A163C163D
164A164A164C164C
165D165B165E165B
166C166D166B166E
167B167E167D167D
168E168D168E168A
169D169C169C169C
170A170B170A170C
171E171D171B171E
172A172E172D172D
173C173C173B173C
174A174D174E174A
175B175B175E175B
176A176B176D176D
177D177B177E177B
178D178E178B178D
179B179E179C179E
180B180D180C180C    Fonte: uol

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ENEM 2015: O que pode ser levado para o dia da prova

O que pode levar

  • Cartão de confirmação de inscrição (recomendável levar para consultar o local de prova)
  • Alimentos
  • Bebida não alcoólica
Vale lembrar que o cartão de confirmação não será enviado por correspondência, devendo ser impresso pelo candidato no site do Inep.

O que deve levar

  1. Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
  2. Documento de identificação válido com foto                                                                             
    • Documentos válidos: cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com foto; e identidade funcional.         
    • Documentos não válidos: todos os não listados na lista acima, como protocolos, certidão de nascimento, certidão de casamento, título eleitoral, carteira de estudante, registro administrativo de nascimento indígena, documentos de identificação de ordem privada, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados, e cópia (xerox) de documentos válidos.

Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas

 Em resposta ao “vazamento” e para tranquilizar os 7,7 milhões de candidatos que prestarão as provas nos próximos dias, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) rapidamente publicou, em seu perfil oficial na rede social Twitter, uma postagem negando a veracidade das imagens:

Imagens circularam nas redes sociais no domingo (18).
Vale lembrar que Inep e MEC vêm reforçando e aperfeiçoando a cada ano as medidas para aumentar a segurança na logística e aplicação do exame nacional, como pode ser observado nesta matéria.
O Enem 2015 ocorrerá neste final de semana (24 e 25) em 14.455 locais de prova diferentes. Os portões de entrada ficarão abertos entre 12h e 13h, sendo que o inicio do exame acontecerá às 13h30 (horário de Brasília).
Fonte: G1

PORTIFÓLIO ACRE: Vagas para Estágio 2015

Vagas de Estágio na área em RECURSOS HUMANOS Rio Branco AC. Perfil: nível superior completo ou incompleto. 
Entre em contato: portifoliorboac@gmail.com

NOVIDADE: Ganhe 20% em cada indicação

A equipe do Portifólio Acre oferece à você 20% de comissão por cada trabalho indicado. Podendo ser qualquer tipo de trabalho (Pronto ou Orçado).

Ex: portfólio em grupo 200,00 reais ou 150,00 (dependendo do desconto podendo chegar a 150,00 reais) seu ganho será de  40 reais so por sua indicação.

Indique-nos: portifoliorboac@gmail.com 


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PORTIFÓLIO ACRE: Curso de Administração

A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em normas, funções e princípios elaborados com o intuito de alcançar os objetivos de determinada organização, como, por exemplo, a maximização dos lucros. Além disso, gerencia outros departamentos, como o Financeiro, de Produção e de Recursos Humanos. 

Curso de Administração

O curso de Bacharelado em Administração tem como objetivo formar profissionais do setor administrativo com visão ética, senso crítico social, criatividade e espírito empreendedor. O administrador é responsável por gerenciar e planejar as estratégias de uma organização. Atua em praticamente todos os setores da empresa e apoia a análise, definição e cumprimento de suas metas.
O profissional formado em administração coordena as relações existentes entre a organização e seus funcionários, participando dos processos de admissão, seleção e demissão. O administrador pode também se envolver com o marketing e a publicidade da empresa, atuando na promoção de vendas de serviços ou produtos. 

Mercado de Trabalho

Administração é o curso que mais forma profissionais por ano. Porém, mesmo com o grande número de profissionais formados nessa área, a necessidade de melhoria nos processos de produção das empresas e as oscilações da economia mantêm em alta a oferta de vagas no mercado de trabalho para o administrador. Esse profissional pode trabalhar em todos os setores de uma organização. A região Sudeste é que mais oferece oportunidades de emprego para os administradores.

Campos de atuação


  • Consultoria
  • Planejamento
  • Finanças
  • Setor Público
  • Análise de Sistemas empresariais

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: Mercado de Trabalho no Estado do Acre

          O mercado de trabalho para um profissional de pedagogia é bastante amplo e com boas oportunidades de emprego. Cargos de orientação pedagógica, diretoria, administração de instituições escolares ou professores de educação básica e superior são somente algumas das opções oferecidas para aqueles que querem seguir essa carreira.
A Pedagogia está entre as carreiras com maior empregabilidade. De acordo com levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 94% dos pedagogos estão empregados.

PORTIFÓLIO ACRE: Pedagogia

O pedagogo um profissional especializado em educação e nos processos de ensino e
aprendizagem. Além de poder dar aulas nos anos iniciais da educação básica e orientar professores, os pedagogos também podem atuar no departamento de Recursos Humanos de empresas, cuidando do treinamento e capacitação de funcionários, em editoras de livros didáticos e em organizações não governamentais, dedicando-se a projetos educacionais.

Curso de Pedagogia

O Curso de Pedagogia pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura e dura em média quatro anos. 


Quem se forma em Pedagogia pode trabalhar como professor nos primeiros anos do ensino fundamental, assim como desempenhar funções ligadas à educação dentro e fora do ambiente escolar.

Grade curricular básica


  • História da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Filosofia da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Didática
  • Política educacional
 Especializações da Pedagogia

Existem diversas possibilidades de carreira para quem se forma em Pedagogia. Entre elas, podemos citar:

  • Psicopedagogia Clínica e Institucional
  • Pedagogia Empresarial
  • Pedagogia Hospitalar
  • Educação Especial
  • Gestão Escolar
  • Orientação Educacional
  • Orientação Vocacional e Profissional
O pedagogo também pode prestar consultoria para a indústria de brinquedos (determinando a idade apropriada para determinado jogo, por exemplo), desenvolver e avaliar materiais didáticos e educacionais em diferentes suportes (livros, vídeos, jogos, ensino a distância, etc.).