Você já deve ter observado que sempre insisto bastante na necessidade de se praticar a escrita durante a preparação para a prova de redação.
Porém, de nada adianta praticar bastante se você não tiver um feedback
da sua prática, ou seja, se o seu texto não for avaliado por um
professor, capaz de identificar os seus problemas de escrita e indicar
caminhos para melhorá-la.
É importante que seu trabalho de
preparação para a redação seja um processo reflexivo, de vai e vem, pois
só assim você conseguirá desenvolver suas habilidades de escrita e
escrever uma boa redação na prova. Daí a importância de se ter um
professor neste processo, pois é ele que irá verificar que pontos você
precisa melhorar na redação.
Por exemplo, vamos supor que um aluno
tenha um bom conhecimento de gramática e escreva corretamente as
palavras, mas que não consiga estabelecer conexão entre os parágrafos e
entre as frases, tornando o texto similar a uma lista de comentários.
Ele pode se surpreender ao tirar uma nota baixa na redação, já que tem
uma boa modalidade, o que pode dar uma falsa sensação de que ele não tem
problemas de escrita.
Porém, se ele tivesse submetido seus textos a um
professor, este poderia ter identificado o problema e indicado como
resolvê-lo, no caso, recomendando a utilização dos recursos coesivos.
Outra situação possível é que o aluno
consiga estabelecer a conexão entre as ideias e a modalidade seja boa,
mas os argumentos são muito fracos, baseados no senso comum, o que
também irá prejudicar a sua nota. Neste caso, o professor indicaria a
necessidade de o aluno ampliar seu conhecimento de mundo ― lendo jornais
e revistas, assistindo a reportagens e debates ―, além de ensinar que é
preciso utilizar certas técnicas argumentativas para que a tese seja
bem sustentada, tais como o uso de exemplos e de dados capazes de
comprovar os argumentos.
Neste processo, é importante que o
aluno esteja aberto ao erro e à sua correção, que não comece os seus
estudos achando que escreve muito bem e que não tem nada a aprender,
pois sempre temos algo a aprender.
Por isso, é fundamental que você esteja aberto ao que o professor tem a
dizer sobre seu texto pois a intenção dele é unicamente ajudá-lo a
progredir na escrita, e não o criticar deliberadamente.
Assim, ao receber um texto corrigido,
reflita sobre os problemas apontados pelo professor. Se discordar de
algo ou não entender o que foi apontado, converse com ele, peça que ele
dê exemplos de como deveria ser feito, pois assim você poderá refletir
sobre estes problemas e irá aprender como pode melhorá-los.
Errar na preparação da redação é
fundamental para avançar no aprendizado, pois assim conseguimos comparar
o que não deve ser feito com o que deve ser feito, percebendo, a partir
dessas diferenças, como o texto pode ficar melhor e corresponder ao que
é pedido pela prova.
Veja o erro como um meio de dar um passo à frente, pois é ele que nos empurra em direção à melhora e ao aprendizado.
Bons estudos e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário