quinta-feira, 4 de junho de 2015

As Potencialidades e Fragilidade de um Portifólio

O uso de portfólio como uma estratégia deaprendizagem na educação, surge para procurar corresponder à necessidade de aprofundar o conhecimento numa relação ensino aprendizagem, de modo a assegurar uma compreensão maior e de elevado nível de qualidade.
 
Bem surgem questões no mundo da educação contemporânea diante do qual o estudante é o principal responsável, por mediar a construção de seu conhecimento ora problematizados instigante principalmente, melhor. 
 
A salientar quando nos apresenta paradigmas entre um passado, cujo saber se traduzia como um amontoar desconfigurado de informações, ou de mensagens codificadas, desembocando em uma aprendizagem de repetição escrita dos conteúdos transmitidos pelo professor não havendo lugar para novas propostas de educação que hoje apelam e exigem um ensino a sério.
 
Também é considerada uma das formas que tem demonstrado efeitos positivos e que cumpre requisitos da avaliação formativa no processo de aprendizagem. É um instrumento que permite ao instrutor observar no educando a capacidade de resolver problemas e o desenvolvimento de competências específicas através dos projetos que propõe e participa, além de fornecer uma série de outras informações sobre o conhecimento e atitudes

O importante não é o portfólio em si, mas sim o que o educando aprendeu ao criá-lo, e que nele deve ser registrada a compilação apenas dos traba-
lhos que o educando entenda como mais relevantes, após um processo de análise crítica e devida fundamentação escrita
 
Outrossim, ao selecionar as melhores amostras de seus trabalhos a serem incluídos no portfólio, é realizada uma avaliação crítica e cuidadosa do educan-
do que envolve o julgamento da qualidade da produção e das estratégias de aprendizagem utilizada bem como, ao descrever seus momentos de aprendizagem, conseguem por sua vez o resignificar de seus conhecimentos, e refletir sobre sua história acadêmica.
 
Nesse prisma, o portfólio reflexivo permite a apreciação da relação das partes com o todo, constituindo se em um recurso para relacionar a prática-
teoria-prática, já que o instrumento permite descrever todo um caminho percorrido, nos diversos cenários de aprendizagem.
 
Enfatizam que o portfólio é uma coleção dos trabalhos realizados pelo
educando que permite acompanhar seu próprio desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas em um determinado período, onde o educando arquiva e apresenta as evidências das habilidades, atitudes e conhecimento definidos.
 
[...] educar não é arquivar o que se deposita,
mas criar a partir do conhecimento em ação a
mudança de transformar o mundo a partir de si
mesmo ao colocar
-
se perante os questionamentos,
na busca desafiadora do educar
-aprender numa
relação dialética entre o aluno e professor

O portfólio reflexivo evidencia ao mesmo tempo, tanto para o educando quanto para o educador processos de auto reflexão. São laboratórios nos quais os estudantes constroem significados, a partir de sua experiência acumulada. É um resumo da trajetória de aprendizagem.
 
Contudo, um portfólio reflexivo contém o trabalho que o educando tem compilado, refletido, selecionado e apresentado para mostrar o seu crescimento e sua mudança em um determinado período de tempo, como diálogo reflexivo, aberto, amplo,que mantém consigo mesmo, a respeito de uma determinada situação.
 

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