terça-feira, 9 de junho de 2015

Como fazer um ótimo portifólio

Para a maioria dos profissionais de hoje em dia, apenas um bom currículo basta. Mas para nós, publicitários, designers, fotógrafos, ilustradores, qualquer profissional relacionado a criação, é necessário um bom portfólio. E para se destacar entre os milhares que existem, é fundamental saber as regras básicas.

Com as facilidades e recursos que existem hoje ficou bem mais fácil divulgar seus trabalhos, como por exemplo exposição no flickr, behance, e até mesmo facebook. Concordo que é bem legal ter esse tipo de divulgação, mas nada é mais importante que ter sua própria página pessoal com seu portfólio, sendo um site ou blog. Além de ter uma maior valorização, a maioria dos clientesconhecem os designers pela web.

Legal! Agora vem a parte importante… como fazer com que esse portfólio brilhe nos olhos de quem vê! Vamos ás dicas!

1) Separe os bons dos “não tão bons”.

Eu sei que todos jobs são seus filhos queridos, que você criou com tanto carinho e quer que todos vejam que lindos eles se tornaram. PARE POR AÍ. Ninguém gosta de entrar em site/blog e ser atolado com centenas de projetos. Primeiro que a pessoa não vai saber pra qual olhar, e nem saber qual é mais relevante ou não.

Então saiba separar seus melhores filhos e poste somente eles. A maioria dos clientes prefere verpoucos mas os melhores trabalhos do profissional.

Dica: Atualize seus projetos, não deixe trabalhos velhos, feitos anos atrás. Somente se ele valer muito a pena ser mostrado!

2) Ou um, ou outro.

Separe seus trabalhos profissionais dos pessoais. Clientes geralmente são meios chatos quanto a isso. Caso você não tenha muitos trabalhos profissionais, faça um portfólio para somente os pessoais. E outro para somente os profissionais. E especificando o máximo possível qual foi seu papel no projeto postado.

Por exemplo: Você trabalha em uma agência ou estúdio onde todos colaboraram com o projeto. Quando for divulgar se lembre de colocar todos que participaram e qual foi a função de cada um. Isso é muito importante para não ter problemas futuros.

3) Processo de criação

É bem válido você descrever como foi seu processo de criação em cada projeto, o cliente valoriza muito isso. Além de mostrar que você tem talento para a coisa, mostra também que você sabe exatamente o por que você fez aquilo, como interpretou o briefing e chegou nesse resultado.

4) Imagem, imagem e…imagem.


Tá legal, você é um designer e quer mostrar o que sabe fazer logo de cara. Então faça uma boa galeria de imagens… imagem chama mais a atenção e a curiosidade! Pode ser simples, mas que seja direta, mostre somente imagens e talvez um pequeno texto. E caso o cliente se interesse e queira saber mais a fundo, tenha algo mais explicativo sobre o tal processo de criação.

Veja exemplos bem legais de galeria:

5) Dê o que o cliente quer.

Você está prestes a concorrer por uma vaga ou freela, então nada melhor que concorrer saindo na frente. Coloque na frente todos projetos relacionados ao que o cliente ou agência procura, facilite a vida dele e a sua. Impressione ele logo de cara com clareza e rapidez, não deixando dúvidas do que você sabe e consegue fazer.

6) Quem é você?

Tenha uma página, ou mesmo um cantinho, que diga a respeito do profissional que você é: formação, cursos, prêmios, clientes. Podemos dizer que é um mini currículo, mas bem mais simples e objetivo. O mais importante é contar em quais coisas você é bom, suas habilidades, pode ficar a vontade e soltar a lingua.

7) Contato

Por último e não menos importante, o contato! Muitos portfólios são maravilhosos, cheios de talento, mas na hora de contatar… cadê? O profissional se esquece dessa super importante parte, colocar um e-mail, telefone, celular, bip, qualquer coisa!

Dica: Ao escrever seu e-mail, deixe de um modo que a pessoa possa sublinhar, dar um control+C  e control+V!! É realmente irritante aquele endereço de e-mail ser uma imagem e ter que ficar copiando letra por letra. Alguns até desistem.

Bom, espero ter ajudados todos criativos! Que vocês tenham um portfólio de muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário