Pouca familiaridade com o ambiente escolar, falta de prática pedagógica e
contato insuficiente com as diversas modalidades de ensino. Esses são
alguns dos problemas que educadores recém-saídos dos bancos das
universidades encaram quando ingressam na carreira docente.
Um dos caminhos para alterar essa realidade é justamente o aprimoramento
da qualidade dos programas de estágio. "Essa é uma oportunidade
essencial para unir teoria e prática, preenchendo essa pouca atenção
dada à vida real pelos currículos das universidades".
Os alunos poderiam estudar as diversas modalidades
de ensino analisando suas diferenças no primeiro ano. E isso poderia se
desenvolver em etapas progressivas ao longo do curso." Para mudar esse quadro é preciso que novas propostas de estágio
conversem com os currículos dos cursos, permitindo que a realidade da
escola chegue aos universitários. A experiência de um bom estágio gera
conhecimentos ricos em reflexões.
Melhores estágios formam melhores
professores.
PORTIFOLIORBO@2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário