quarta-feira, 3 de junho de 2015

Importante: A Importância da Metodologia do Trabalho Acadêmico no Ensino Superior

Introdução

Diversos segmentos da educação vêm discutindo a aplicação mais cedo da Metodologia Científica no meio educacional, a partir da exigência das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, já no ensino fundamental, para que desta forma o aluno possa despertar o interesse pela leitura e na organização das suas ideias. Assim, ao chegar na Universidade estará mais apto a realizar os trabalhos acadêmicos, não engrossando as estatísticas de deficiência e baixa qualidade na elaboração de trabalhos acadêmicos pelos universitários.
Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos fundamentados em pesquisas cientificam, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor com argumentação plausível e coerente e conseqüente fulga do senso comum. A necessidade do estudo em questão pode ser considerada na medida em que ela irá abordar a importância da disciplina de Metodologia Científica no desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno de nível superior melhorando a sua produtividade e a qualidade das suas produções. A Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento correto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que é real e o que é ficção (OLIVEIRA, 1997).


METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
 
A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudante quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias. Podemos afirmar que a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão, fundamenta-se naquilo que se afirma como o mais lógico, racional, eficiente.
Metodologia do trabalho acadêmico trata-se de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam. (SALOMAN 1999).
Dentre os vários tipos de metodologia podemos elencar as principais modalidades de trabalhos acadêmicos: artigo e uma publicação ou parte de um trabalho maior, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; dissertação e um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema.


A característica básica da dissertação é de cunho reflexivo- teórico, pois o ato de dissertar pressupõe atribuir ênfase ao debate, a discussão, ao questionamento; ensaio e um estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal; estudo de caso e um tipo de trabalho acadêmico que retrata uma experiência acadêmica ou profissional de pessoas ou entidades e que podem contribuir com a formação do aluno; monografia consiste no desenvolvimento de um trabalho acadêmico, sua abordagem em um único assunto, um único problema com tratamento especifico; o artigo cientifico que normalmente é escrito para ser apresentado em congressos, um paper, em geral, submete-se a um menor numero de regras quando comparado com uma monografia, varia entre 8 e 20 paginas; projeto de pesquisa: e um documento que contempla a descrição da pesquisa nos seus aspectos fundamentais, informações relativas ao sujeito da pesquisa, a qualificação dos pesquisadores e a todas as instancias responsáveis, o ponto mais importante de um projeto de pesquisa e o perfeito conhecimento e identificação do problema a ser investigado; relatório final de estágio e um instrumento destinado ao registro do desenvolvimento do plano de estágio; resenha é um pequeno texto discorrendo sobre outro texto que pode ser um livro, um artigo, um texto qualquer ou mesmo um filme com uma abordagem critica; TCC é um trabalho de investigação  cientifica, de natureza sistemática e produtiva de conhecimento; tese representa o resultado final de um estudo cientifico sobre um tema único, inédito e bem delimitado, deve ser elaborado com base em investigação original, (PREVIDELLI,  CANONICE, 2008).
Os trabalhos acadêmicos segundo Previdelli e Canonice (2008) apesar de servir como instrumento de avaliação,  diferenciam-se fortemente das avaliações realizadas em sala de aula por diversos motivos, dentre os quais esta o ambiente, e condições de desenvolvimento dos mesmos, tempo e local do desenvolvimento do trabalho e custo da pesquisa.
Ao realizar trabalhos acadêmicos, os alunos estão sendo avaliados e estão ao mesmo tempo em processos de aprendizagem que é o foco das instituições e dos que buscam uma qualificação superior, é nesses trabalhos que os alunos passam a desenvolver o senso crítico de forma coerente e baseada em fatos comprovados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância da disciplina na atualidade em relação à formação profissional está relacionada com alguns princípios como: reconhecer a importância da Metodologia no processo ensino-aprendizagem, como instrumento teórico-prático, envolvendo a pesquisa, extensão e a prática de ensino na escola ou outras instituições; expressar-se nos documentos técnicos e específicos e nas relações interpessoais; interagir em diferentes contextos organizacionais e sociais; ser flexível e adaptar-se em função da resolução de problemas; articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional; analisar, interpretar e relacionar conceitos; ler, avaliar, afirmar posições no contexto.
A pesquisa de campo nos mostra que não há uma regra geral na metodologia para serem adotadas pelas Instituições de ensino superior, elas tem autonomia em escolher o tipo de trabalho que será utilizado pelos acadêmicos.
Verificou-se através dessa pesquisa que a metodologia é importante para os acadêmicos, pois os auxilia a fundamentar suas ideias e organizar seus pensamentos para que ao redigir seus trabalhos possam estar coerentes e dentro das normas da ABNT. Na avaliação o conteúdo é o mais importante, porém a estrutura física do trabalho deve ser levada em consideração para que este esteja bem organizado e apresentável.
Os trabalhos acadêmicos não podem ser elaborados de qualquer forma.
Com a metodologia os alunos passam a conhecer as diversas etapas pelas quais precisam passar para realizar suas pesquisas, precisam aprender a se organizar, adaptando-se as condições as quais se encontram como: o tempo, dedicação da qual devem dispor, ambiente, local e custo da pesquisa, até mesmo uma pesquisa bibliográfica tem seu custo. Para o acadêmico a metodologia funciona não apenas como método para elaboração de trabalhos, mas também como um instrumento na busca pelo conhecimento.

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