Introdução
Diversos segmentos da educação vêm discutindo a
aplicação mais cedo da Metodologia Científica no meio educacional, a
partir da exigência das normas técnicas da Associação Brasileira de
Normas Técnicas - ABNT, já no ensino fundamental, para que desta forma o
aluno possa despertar o interesse pela leitura e na organização das
suas ideias. Assim, ao chegar na Universidade estará mais apto a
realizar os trabalhos acadêmicos, não engrossando as estatísticas de
deficiência e baixa qualidade na elaboração de trabalhos acadêmicos
pelos universitários.
Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de
metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior
assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição
adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições
dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir
trabalhos fundamentados em pesquisas cientificam, pois, a metodologia
almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando
um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras
que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e
interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor
com argumentação plausível e coerente e conseqüente fulga do senso
comum. A necessidade do estudo em questão pode ser considerada na medida
em que ela irá abordar a importância da disciplina de Metodologia
Científica no desenvolvimento técnico, ideológico e científico do aluno
de nível superior melhorando a sua produtividade e a qualidade das suas
produções. A Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do
pensamento correto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a
diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que é real e o
que é ficção (OLIVEIRA, 1997).
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina,
significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos
e racionais, base da formação tanto do estudante quanto do
profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das ideias.
Podemos afirmar que a prática nasce da concepção sobre o que deve ser
realizado e qualquer tomada de decisão, fundamenta-se naquilo que se
afirma como o mais lógico, racional, eficiente.
Metodologia do trabalho acadêmico trata-se de um
estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor
representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga
determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus
ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam. (SALOMAN
1999).
Dentre os vários tipos de metodologia podemos elencar
as principais modalidades de trabalhos acadêmicos: artigo e uma
publicação ou parte de um trabalho maior, com autoria declarada, que
apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados
nas diversas áreas do conhecimento; dissertação e um estudo teórico de
natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um
determinado tema.
A característica básica da dissertação é de cunho
reflexivo- teórico, pois o ato de dissertar pressupõe atribuir ênfase ao
debate, a discussão, ao questionamento; ensaio e um estudo bem
desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição
lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de
interpretação e julgamento pessoal; estudo de caso e um tipo de trabalho
acadêmico que retrata uma experiência acadêmica ou profissional de
pessoas ou entidades e que podem contribuir com a formação do aluno;
monografia consiste no desenvolvimento de um trabalho acadêmico, sua
abordagem em um único assunto, um único problema com tratamento
especifico; o artigo cientifico que normalmente é escrito para ser
apresentado em congressos, um paper, em geral, submete-se a um menor
numero de regras quando comparado com uma monografia, varia entre 8 e 20
paginas; projeto de pesquisa: e um documento que contempla a descrição
da pesquisa nos seus aspectos fundamentais, informações relativas ao
sujeito da pesquisa, a qualificação dos pesquisadores e a todas as
instancias responsáveis, o ponto mais importante de um projeto de
pesquisa e o perfeito conhecimento e identificação do problema a ser
investigado; relatório final de estágio e um instrumento destinado ao
registro do desenvolvimento do plano de estágio; resenha é um pequeno
texto discorrendo sobre outro texto que pode ser um livro, um artigo, um
texto qualquer ou mesmo um filme com uma abordagem critica; TCC é um
trabalho de investigação cientifica, de natureza sistemática e
produtiva de conhecimento; tese representa o resultado final de um
estudo cientifico sobre um tema único, inédito e bem delimitado, deve
ser elaborado com base em investigação original, (PREVIDELLI, CANONICE,
2008).
Os trabalhos acadêmicos segundo Previdelli e Canonice
(2008) apesar de servir como instrumento de avaliação, diferenciam-se
fortemente das avaliações realizadas em sala de aula por diversos
motivos, dentre os quais esta o ambiente, e condições de desenvolvimento
dos mesmos, tempo e local do desenvolvimento do trabalho e custo da
pesquisa.
Ao realizar trabalhos acadêmicos, os alunos estão
sendo avaliados e estão ao mesmo tempo em processos de aprendizagem que é
o foco das instituições e dos que buscam uma qualificação superior, é
nesses trabalhos que os alunos passam a desenvolver o senso crítico de
forma coerente e baseada em fatos comprovados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A importância da disciplina na atualidade em relação à
formação profissional está relacionada com alguns princípios como:
reconhecer a importância da Metodologia no processo ensino-aprendizagem,
como instrumento teórico-prático, envolvendo a pesquisa, extensão e a
prática de ensino na escola ou outras instituições; expressar-se nos
documentos técnicos e específicos e nas relações interpessoais;
interagir em diferentes contextos organizacionais e sociais; ser
flexível e adaptar-se em função da resolução de problemas; articular o
conhecimento sistematizado com a ação profissional; analisar,
interpretar e relacionar conceitos; ler, avaliar, afirmar posições no
contexto.
A pesquisa de campo nos mostra que não há uma regra
geral na metodologia para serem adotadas pelas Instituições de ensino
superior, elas tem autonomia em escolher o tipo de trabalho que será
utilizado pelos acadêmicos.
Verificou-se através dessa pesquisa que a metodologia
é importante para os acadêmicos, pois os auxilia a fundamentar suas
ideias e organizar seus pensamentos para que ao redigir seus trabalhos
possam estar coerentes e dentro das normas da ABNT. Na avaliação o
conteúdo é o mais importante, porém a estrutura física do trabalho deve
ser levada em consideração para que este esteja bem organizado e
apresentável.
Os trabalhos acadêmicos não podem ser elaborados de qualquer forma.
Com a metodologia os alunos passam a conhecer as
diversas etapas pelas quais precisam passar para realizar suas
pesquisas, precisam aprender a se organizar, adaptando-se as condições
as quais se encontram como: o tempo, dedicação da qual devem dispor,
ambiente, local e custo da pesquisa, até mesmo uma pesquisa
bibliográfica tem seu custo. Para o acadêmico a metodologia funciona não
apenas como método para elaboração de trabalhos, mas também como um
instrumento na busca pelo conhecimento.
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